O WORKSHOP DE ACESSO À JUSTIÇA é um evento realizado pelo Instituto Avon, que promove o treinamento e capacitação de profissionais do serviço público - como agentes, policiais, membros do Ministério Público, das Defensorias Públicas, magistrados federais e estaduais, psicólogos, assistentes sociais, representantes de organizações sociais e de órgãos governamentais - que lidam com os desafios do enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres, e tem como objetivo integrar o trabalho de suporte às vítimas de violência doméstica e sexual, resultando em planos de ação a serem adotados.
A intenção do workshop é incentivar a colaboração multissetorial para fortalecer a rede de apoio às meninas e mulheres, por meio de uma atuação integrada e coordenada entre os entes de diferentes áreas, como a segurança pública, o sistema de justiça, os serviços socioassistenciais, a sociedade civil e mesmo a academia.
Criado em 2015 e inicialmente realizado em parceria com a ONG norte-americana de direitos humanos Vital Voices, o Workshop de Acesso à Justiça passou a ser conduzido no Brasil pelo Instituto Avon a partir de 2018.
1ª Edição:
São Paulo/SP
de 24 de março a 27 de março.
2ª Edição:
Brasília/DF
de 08 de maio a 11 de maio.
3ª Edição:
São Paulo/SP
de 15 de maio a 17 de maio.
4ª Edição:
Fortaleza/CE
de 12 de junho a 16 de junho.
5ª Edição:
João Pessoa/PB
de 21 de maio a 23 de maio.
6ª Edição:
Goiânia/GO
de 23 de julho a 25 de julho.
7ª Edição:
Belém/PA
de 13 de agosto a 15 de agosto.
8ª Edição:
Salvador/BA
de 17 de setembro a 19 de setembro.
9ª Edição:
Boa Vista/RR
de 07 de outubro a 10 de outubro.
10ª Edição:
São Paulo/SP
de 30 de outubro a 01 de novembro.
Após o hiato provocado pela pandemia, o WORKSHOP DE ACESSO À JUSTIÇA retomou sua agenda presencial na 11ª edição, realizada em Belo Horizonte (MG), entre os dias 24 e 27 de maio.
"A edição mineira foi a maior que já realizamos, com cerca de 120 participantes, e com o apoio oficial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais", afirma Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon.