2020: GRANDES DESAFIOS, OPORTUNIDADES AINDA MAIORES

Veja alguns dos projetos e ações do ano passado que viraram o jogo e fizeram a diferença.

Trabalhar para que as mulheres e meninas possam viver de forma segura e saudável” é o propósito do Instituto Avon desde 2003, quando foi fundado como braço social da Avon Brasil no intuito de fortalecer as mulheres em dois dos principais obstáculos para a sua plena realização: a detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento às violências.

 

Mas foi em 2020, no ano mais desafiador dos últimos tempos por conta da pandemia da Covid-19, que essa missão foi ainda mais importante e levada à risca. Nesse período de isolamento social,  mulheres de todo o Brasil ficaram ainda mais suscetíveis, seja por conta da crise no sistema de saúde, que levou à lentidão no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama, seja por conta do confinamento em casa com seus próprios agressores. 

 

E nesse duro cenário de crise, a força, a articulação e as iniciativas do Instituto Avon se tornaram essenciais. “Quando a pandemia chegou, tivemos que olhar para dentro de casa e nos preparar para oferecer o que tínhamos de melhor em termos de serviços, programas e projetos para as mulheres  que  precisavam de ajuda naquele momento. Acionamos parceiros, avaliamos as necessidades e arregaçamos as mangas para que, diante de um cenário já tão devastador, as mulheres não ficassem desprotegidas e sem o apoio que sempre demos. Hoje vejo que valeu a pena - e os resultados já são pra lá de satisfatórios! Sinto que estamos cumprindo o nosso papel e isso nos dá ainda mais energia para criar novas iniciativas”, afirma Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon. 

 

Na causa da violência, o Instituto Avon criou o Você Não está Sozinha, um programa que reúne importantes serviços para quem busca apoio no enfrentamento à violência doméstica. O programa facilita o pedido de ajuda e funciona como uma ponte entre as necessidades básicas e psicológicas das mulheres e os recursos disponíveis para apoiá-las.   

 

Além da criação de uma plataforma online, que reúne todas as informações necessárias, o Instituto também intensificou a divulgação do 180 -  o telefone gratuito da Central de Atendimento à Mulher - e a realização de campanhas de comunicação para divulgar informações sobre como proceder em caso de violências. 

 

Além disso,  para facilitar o socorro à mulher confinada, o Instituto Avon criou a assistente virtual Ângela que, ao ser acionada por WhatsApp (11)94494-2415, avalia o risco a qual uma mulher está sujeita naquele momento e a encaminha, se necessário, para receber apoio psicológico, orientação jurídica, auxílio para transportes e encaminhamento temporário a um abrigo seguro. O sucesso da iniciativa foi tamanho que a assistente Ângela teve 14 mil acessos em apenas 1 semana.  

 

Na causa da detecção precoce do câncer de mama, em 2020, o Instituto Avon passou a patrocinar o serviço do Canal Ligue Câncer, atendimento telefônico gratuito criado pelo Instituto Oncoguia em 2012, que oferece orientação sobre diagnóstico, tratamento, acolhimento e acesso a direitos a mulheres de todo o País. “O investimento do Instituto Avon tem não somente o foco em financiar os atendimentos de câncer de mama no canal - e assim apoiar as pacientes - mas também ajudar a divulgar um atendimento que pode ser tão importante para as mulheres de todo o País. Com isso, mais de 470 mulheres foram orientadas quanto às suas dúvidas e receberam o apoio de que precisavam. Sabemos o quanto isso é importante para que cada uma delas se sinta segura, bem informada e preparada para seguir a jornada”, afirma Mariana Lorencinho, coordenadora da causa de câncer de mama do Instituto Avon. 

 

Por tudo isso, apesar de 2020 ter sido um ano de desafios inigualáveis para todos - mas sobretudo para as mulheres que sofrem de câncer de mama ou de violência doméstica -,  esse foi um ano de  grandes oportunidades para o Instituto Avon vir à frente e prestar o auxílio para que todas elas superassem,  e continuem superando,  os obstáculos da vida com mais segurança, informação e apoio.