Câncer de mama

Investimos na produção de dados e no apoio a projetos e ações voltados à detecção precoce para ajudar mulheres de todo o Brasil no combate ao câncer de mama.

Vídeos

Conteúdos didáticos que oferecem informação e educação para a atenção à saúde das mamas.

Websérie Manas do Peito

Dividida em quatro episódios, a série reforça a importância da conscientização sobre a saúde das mamas e do acesso à informação como forma de cuidado e de garantia de qualidade de vida para as mulheres com câncer de mama.

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Giro pela Vida (2021)

A 9a edição do evento criado pelo Instituto Avon para levar informação e educação sobre saúde das mamas, serviços de saúde e conscientização fez parte da campanha “Todo mundo tem peito. Cuide do seu”, que permeou o calendário de ações do Outubro Rosa 2021. Devido ao isolamento social, o encontro foi online e contou com a participação de personalidades de diversas áreas e shows musicais.

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Live “Olha pra Você!” (2021)

Com esse convite a olhar para si, o Instituto Avon promoveu um debate com o tema “Os impactos da pandemia e a retomada dos cuidados com o câncer de mama”, mediado por Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon, e que contou com a participação da mastologista Dra. Fabiana Makdissi, a psico-oncologista Luciana Holtz e da fundadora da FEMAMA, a Dra. Maira Caleffi, chefe de Mastologia em Porto Alegre.

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Guias

Informações seguras e didáticas, em formato compartilhável, para orientar e educar cada vez mais mulheres e aumentar a conscientização de todos sobre o câncer de mama.

Acesse e compartilhe os materiais voltados à orientação e conscientização sobre o câncer de mama.

Navegação de Pacientes com Câncer de Mama

A Navegação de Pacientes é uma metodologia social que traz importantes resultados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O Instituto Avon, que já desenvolveu um projeto em São João do Meriti (RJ) que inspirou e que hoje tornou-se uma política pública local, também investe e reconhece a importância de democratização da metodologia. Uma dessas iniciativas é o apoio ao Fórum de Iniciativas Inovadoras para Câncer de Mama, que acontece dentro do Brazilian Breast Cancer Simposium e reconheceu importantes iniciativas no país que tornam a Navegação de Pacientes uma realidade para muitas brasileiras com câncer de mama. O fruto desse Fórum é um Guia de Boas Práticas em Navegação, disponível no link abaixo, que pode servir como apoio para Estados, municípios ou Organizações Sociais que queiram tornar a Navegação uma realidade local.

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Guia de Bolso – Saiba mais sobre o câncer de mama

Produzido pelo Instituto Avon e baseado na plataforma Energia Rosa – uma parceria com o Instituto Oncoguia que traz informações de qualidade sobre o câncer de mama para Representantes Avon – este Guia Digital compila dados seguros e confiáveis sobre a doença, como fatores de risco e de que forma reduzí-los, identificação dos sinais, o que fazer em caso de diagnóstico positivo e quais os direitos das pacientes. A ideia é que as Representantes da Beleza Avon possam compartilhar as informações do guia com suas clientes e todos os seus contatos, aumentando a consciência e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura.

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Pesquisas

Para preencher as lacunas de atenção ao câncer de mama, dedicamos recursos e esforços no desenvolvimento de pesquisas e estudos que aumentem a compreensão dos dados sobre a doença.

Conheça algumas pesquisas e estudos sobre o câncer de mama produzidos e apoiados pelo Instituto Avon.

Câncer de mama hoje – 2021

Em parceria com a organização de jornalismo de dados Gênero e Número, o Instituto Avon apresenta um levantamento inédito de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre tratamento e diagnóstico de câncer de mama desde o início da pandemia. O projeto Câncer de Mama Hoje traz números do Brasil e especificamente de seis unidades federativas de todas as cinco regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

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Panorama da atenção ao câncer de mama no SUS – 2020

Em parceria com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a pesquisa mostra a situação da atenção ao câncer de mama no SUS, com base em dados públicos de saúde. Segundo o estudo, o Brasil ainda enfrenta dificuldades em cumprir as Leis dos 30 e 60 dias que garantem diagnóstico e tratamento em tempo hábil para aumentar as chances de cura das pacientes. Além das análises, a pesquisa oferece uma interface para que gestores de saúde acessem dados da atenção ao câncer de mama por estado, por município ou por estabelecimento de saúde

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Amazona III – 2019

Estudo inédito realizado em parceria com o GBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama) e a LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) com o objetivo de identificar a situação atual da assistência do câncer de mama no Brasil. Participaram 2.950 mulheres com 18 anos ou mais, diagnosticadas com câncer de mama em estágios I a IV, em 22 hospitais de diferentes estados do Brasil, entre janeiro de 2016 e março de 2018. A pesquisa trouxe dados alarmantes, como o alto índice de diagnóstico tardio e desigualdades significativas entre as pacientes diagnosticadas no SUS em comparação à assistência privada.

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Impacto econômico do câncer de mama no município de São Paulo – 2018

Realizado em parceria com a EIU (The Economist Intelligence Unit), o estudo prevê que, até 2022, serão gastos R$ 1,1 bilhão com custos diretos (tratamentos) e indiretos (perda de produtividade) em todos os estágios do câncer de mama. A estimativa considera tendências históricas relativas ao crescimento da população e seu perfil demográfico, a incidência de câncer e os custos per capita com serviços de saúde.

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Percepções sobre o câncer de mama – 2012

Em parceria com o instituto de pesquisa Data Popular, o estudo mapeou as percepções dos brasileiros em relação à doença, reafirmando o papel estratégico da comunicação para a detecção precoce e a importância do envolvimento da família, do médico e de toda a sociedade no enfrentamento aos estigmas relacionados ao câncer de mama.

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