3º Prêmio Inspiradoras: noite emocionante celebra o trabalho de mulheres de todo o país

Com apresentação da atriz Dira Paes, foram reconhecidas as vencedoras das sete categorias

A terceira edição do Prêmio Inspiradoras, que aconteceu no dia 19 de setembro na Casa Natura Musical, foi marcada por muita emoção de mulheres que lutam pelo fim violência de gênero. Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre a plataforma Universa UOL e o Instituto Avon reconheceu as lideranças femininas que se destacaram em 2023 na luta para transformar a vida de outras mulheres, com projetos de impacto nas causas: enfrentamento à violência contra a mulher, atenção ao câncer de mama, avanço científico e equidade de gênero.

 

Com presença de Dira Paes, Negra Li, Daiane dos Santos, Lili De Grammont, Manuela Xavier e mais personalidades, a premiação recebeu 150 convidados. Na ocasião, foram reveladas as ganhadoras das sete categorias do prêmio:

Claudiana Ferreira, em Consultora de Beleza; Jacqueline Goes de Jesus, em Mulheres na Ciência; Maria Paula Bandeira, em Atenção ao Câncer de Mama; Aline Silva, Equidade de Gênero e Liderança; Negra Jhô, em Empoderamento Econômico; Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, em Conscientização e Acolhimento e Lúcia Xavier, em Justiça para Mulheres.

 

Também recebeu homenagem a líder indígena Alessandra Korap, por sua luta em proteção aos povos originários e ao enfrentamento ao garimpo na região do médio Tapajós. Nesse momento, foi entoado um coro contra o Marco Temporal. Para assistir ao vídeo do evento, clique aqui.

 

Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon, citou um poema da escritora norte- americana Maya Angelou, que fala sobre como todas as mulheres são bonitas. “Beleza é reconhecer que juntas nós ressignificamos nossas dores, celebramos as nossas vitórias e criamos respostas inovadoras para os problemas sociais mais prementes. O prêmio é um espaço de expressão dessa beleza como exercício de cidadania, voltada à ética do cuidado, do poder coletivo, no laço dos relacionamentos e da responsabilidade”, afirmou, durante discurso de abertura.

 

Já Tatiana Schibuola, Gerente Geral de Conteúdo e Projetos Editoriais do UOL, contou que o perfil das ganhadoras do Prêmio lembra um trecho do livro Tudo é Rio, da escritora mineira Carla Madeira. “O livro fala sobre essa nossa tentativa de brincar com as rédeas do destino. Nós não conseguimos controlar nada, mas ainda assim a gente segue, faz e conquista. Isso remete a trajetória das finalistas e a essência do Prêmio Inspiradoras, pois não importa qual é o cenário ou a conjuntura, essas mulheres seguem tentando domar as adversidades, e, dessa forma, transformam vidas.”, contextualizou.

O Prêmio Inspiradoras é uma parceria entre a Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon. A Accor providenciou a hospedagem das finalistas e o Uber, o transporte. Conheça as histórias de cada uma das vencedoras neste link.