7ª EDIÇÃO DO FÓRUM FALE SEM MEDO TERÁ DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA REAL NO MUNDO DIGITAL

Evento, que acontece dia 24/11, terá como tema a “Transformação em Tempos de Transição”.

A sétima edição do Fórum Fale sem Medo, encontro promovido anualmente pelo Instituto Avon para a construção de uma realidade mais justa e igualitária para todos os espaços, navega este ano pelas diferentes violências de gênero cometidas no ambiente virtual. Para Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon, "não poderíamos deixar de lado o tema da violência exercida virtualmente, nas tantas telas que foram o grande refúgio durante a pandemia. Com a digitalização da rotina, práticas violentas também foram adaptadas e intensificadas, migrando para o ambiente virtual. Então, para enfrentar a violência virtual, também precisamos estar nas redes. E para criar um ambiente seguro, precisamos falar sem medo”, afirma Regina. 

 

Com o tema “Transformação em tempos de transição: a violência real no mundo virtual”, o encontro será aberto ao público e acontecerá no dia 24/11, virtualmente, e irá promover uma reflexão e discussão sobre o contexto pandêmico que vivemos. Para tratar desse assunto, a agenda terá como destaque a norte-americana Erica Olsen-Shaver, atual diretora de Projeto de Safety Net na NNEDV (National Network to End Domestic Violence). 

 

A programação completa com detalhes de todos os participantes será divulgada em breve.

 

Pesquisa inédita: Além do Cyberbullying

 

Durante o Fórum Fale Sem Medo deste ano também serão apresentados, pela primeira vez, os dados da pesquisa "Além do Cyberbullying: a violência real do mundo virtual”, realizada pelo Instituto Avon em parceria com a Decode entre janeiro de 2019 e março de 2020. Em 2021, foi feita uma nova tomada para analisar os impactos da pandemia neste mesmo recorte.  O estudo analisou mais de 280 mil vídeos e 470 menções na internet para compreender como a violência de gênero se dá pela internet. Beatriz Accioly, coordenadora de Pesquisa e Impacto do  Instituto Avon e autora do recém-lançado livro Caiu na Net: Nudes e exposição de Milhares na Internet, será umas das convidadas do evento. 

 

Para aquecer os motores para a edição 2021 e relembrar tudo o que aconteceu na última edição do Fórum Fale sem Medo, clique aqui.