INSTITUTO AVON MARCA PRESENÇA NA 17ª EDIÇÃO DO ENCONTRO ANUAL DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Temas como misoginia online e a relação entre crises climáticas e ambientais e violência contra meninas e mulheres foram abordados no evento.

Nos dias 21 e 22 de junho, Belém (PA) sediou a 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com a mediação do Instituto Avon em duas mesas de debates com foco no fim das violências contra as brasileiras. O primeiro tema, "Misoginia Online e violência contra as mulheres”, foi liderado por Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, e trouxe dados de pesquisas, além de análises de fóruns de internet que propagam ódio às mulheres, espalham vídeos e mensagens de violência contra a população feminina. Participaram do debate Carolina Parreiras, mestra em antropologia social e doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Jair Ramos, professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense; Natália Neris, pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo, no Núcleo de Direito e Democracia e no Afro-Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial, ambos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); e Ivana Farina, procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás.

No dia seguinte, 22 de junho, Beatriz Accioly, coordenadora de Pesquisa e Impacto do Instituto Avon, mediou o debate sobre “Gênero, Clima e Segurança”, que abordou a relação entre desastres ambientais e a violência contra mulheres em períodos e situações de grande impacto para a sociedade, como as catástrofes e as crises sociais. Participaram da mesa Claudelice Santos, ativista ambiental, fundadora da Organização Zé Claudio e Maria e defensora de direitos humanos do estado do Pará; Juliana Barroso, socióloga e assessora do Instituto Igarapé; Mariana Machini, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas; e Elaini C. G. Silva, Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

“Ficamos honrados em reunir na 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública profissionais tão qualificados para debater assuntos tão atuais, importantes e urgentes para as brasileiras.  Ao longo de 15 anos, o Instituto Avon tem atuado na promoção de pesquisas, campanhas e debates sobre o enfrentamento à violência contra mulheres com o objetivo de tornar o acesso à direitos fundamentais uma realidade para todas as brasileiras”, afirmou Daniela Grelin.