COM QUASE 14 MIL MULHERES BENEFICIADAS EM 2022, INSTITUTO AVON DIVULGA RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANUAL

Total de atendimentos refere-se aos 20 projetos realizados no ano voltados ao enfrentamento às violências contra meninas e mulheres e atenção ao câncer de mama.

“Estamos profundamente orgulhosos de poder compartilhar os frutos das iniciativas que desenvolvemos e apoiamos com o objetivo de assegurar que a população feminina possa viver com mais autonomia, segurança e qualidade de vida", declarou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, no lançamento do Relatório de Atividades 2022 da entidade.

Nesse período, o Instituto Avon contribuiu para a realização de mais de 13,7 mil atendimentos e 476 capacitações e treinamentos voltados ao enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e a atenção ao câncer de mama, por meio de 20 projetos focados na proteção, saúde e bem-estar das brasileiras.

 

Atenção ao Câncer de Mama

Em 2022, nove iniciativas foram dedicadas à causa, com destaque para o Ligue Câncer, um canal de orientação, apoio e acolhimento a pacientes com câncer do Instituto Oncoguia e apoiado pelo Instituto Avon, que realizou 5.278 atendimentos, sendo 1.622 especificamente para esclarecimento de dúvidas sobre câncer de mama – 440 a mais que em 2021.
Outras iniciativas incluem a Carreta de Mamografia, que realizou 428 exames gratuitamente, em parceria com o Hospital do Amor e o Coletivo Pink; 10 municípios abrangidos pelo Navegavon, projeto criado pelo Instituto Avon para garantir mais agilidade no diagnóstico e início do tratamento para a doença via Sistema Único de Saúde (SUS);  131 profissionais capacitados e 440 mulheres atendidas pelo Cuida Mama, iniciativa do Instituto Protea, apoiada pelo Instituto Avon, para resolução dos principais desafios da jornada da paciente com câncer de mama.

 

Enfrentamento às violências contra meninas e mulheres

Entre as oito iniciativas realizadas ao longo do ano passado, destaque para o Programa Acolhe, que viabilizou o abrigamento de 413 mulheres em situação de violência e seus dependentes. Além disso, o Instituto Avon contabilizou mais de 19 mil acessos à assistente virtual Ângela, garantindo o encaminhamento de 219 mulheres que sofrem violência para atendimentos especializados, como assistência jurídica, social e psicológica. Outra iniciativa relevante foi o Workshop de Acesso à Justiça, realizado em Belo Horizonte (MG), que promoveu a capacitação de 120 agentes públicos da rede local de apoio e proteção a mulheres e meninas.

A organização também investiu em três iniciativas híbridas, unindo as duas causas: o projeto Escola de Direitos, que promoveu a formação de 40 mulheres de comunidades e cooperativas do semiárido nordestino em práticas educativas e treinamentos voltados à liderança, empreendedorismo, direitos, entre outros temas fundamentais para o enfrentamento às violências; e os Prêmios Inspiradoras e Juntas Transformamos, que reconhecem e dão visibilidade a projetos desenvolvidos ou liderados por mulheres dedicadas a transformar a vida das brasileiras.

 

Duas décadas de atuação e investimento na saúde, segurança e bem-estar das mulheres

Desde a sua fundação, há 20 anos, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 95,5 milhões em 187 projetos voltados para a atenção ao câncer de mama, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas. Já para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, foram mais de R$ 50,7 milhões direcionados a 241 projetos, auxiliando mais de 1,3 milhão de pessoas.

"Seguiremos buscando ampliar nossos projetos para impactar cada vez mais pessoas, seja por meio da conscientização e produção de conhecimento sobre as causas que atuamos, seja por meio de articulações com o poder público e ações práticas, com resultados de curto e a longo prazo”, concluiu Daniela Grelin.

Para conhecer todas as iniciativas realizadas pelo Instituto Avon em 2022 e seus resultados, acesse o Relatório de Atividades:  https://drive.google.com/drive/folders/1gYCSdZBAs77uaTsscHDbprHWVcnVtrN3?usp=sharing