ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O RIO GRANDE DO SUL PREVÊ IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ACOLHE NO ESTADO

Parceria oferece acolhimento e hospedagem às mulheres em situação de violência.

Depois de chegar a cinco municípios baianos, em um acordo de cooperação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), o Programa Acolhe - iniciativa do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas – será implementado no Rio Grande do Sul, por meio de uma parceria com o Programa RS Seguro, do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher) da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

 

A adesão ao programa prevê a oferta de acolhimento e hospedagem às mulheres em situação de violência e a complementação das ações dos municípios, fortalecendo as políticas de enfrentamento das violências contra meninas e mulheres. "Essa parceria se soma a uma série de ações estratégicas que têm sido adotadas pelo Estado, por meio do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher - EmFrente Mulher - objetivando ampliar as políticas de proteção à mulher, auxiliando no rompimentos dos ciclos de violência e, principalmente, para deixarmos no passado esse modelo de sociedade patriarcal. Nesse mesmo sentido, a execução do Programa Acolhe representará um importante complemento às casas de abrigo oficiais no Estado, contribuindo para que as gaúchas que precisem de apoio e suporte possam se libertar do ciclo da violência", afirmou o secretário executivo do RS Seguro, Antônio Carlos Pacheco Padilha. 

 

Segundo o relatório Monitoramento dos Indicadores de Violência contra as Mulheres no RS, produzido pelo Observatório Estadual de Segurança Pública do estado, nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 mais de 5.500 mulheres receberam ameaças, mais de 3.400 sofreram lesão corporal, 271 foram vítimas de estupro, 40 sofreram tentativa de homicídio e 19 foram vítimas de feminicídio. 

 

Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon que também esteve à frente do acordo com o governo baiano, representou o Instituto e a Rede Accor - idealizadores do programa - na assinatura do acordo, que aconteceu durante o ‘Seminário Violência Doméstica – importância e desafios da rede comunitária’, voltado à capacitação de líderes de comunidades em situação de vulnerabilidade para o enfrentamento e prevenção da violência doméstica contra a mulher.

Implementar o Programa Acolhe tem sido uma oportunidade única de conhecer a realidade das redes de enfrentamento à violência contra as mulheres. Todos os dias aprendemos com os agentes das redes a aprimorar e ampliar a forma como o Instituto Avon atua na causa”, afirmou. 

 

Sobre o Programa Acolhe

Iniciativa do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Projeto Acolhe foi idealizado pelo Instituto Avon e Rede Accor, com apoio técnico do INDES, para acolher e capacitar mulheres em situação de violência, oferecendo a elas e seus filhos abrigamento temporário em hotéis e as ferramentas para a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia, como apoios psicológico, jurídico e social, além de capacitação profissional.

 

Impacto em números 

  • 390 atendimentos já realizados pelo programa
  • 107 mulheres hospedadas
  • 133 acompanhantes acolhidos
  • 150 municípios habilitados a usar o programa
  • 86 municípios já solicitaram atendimento

 

Como fazer parte desse movimento

Ao se tornarem membros do Fundo ISP, empresas, instituições, gestores públicos e pessoas físicas que se identifiquem com a causa podem colaborar com suporte financeiro ou apoio em serviços para fortalecer as redes de apoio na oferta de proteção, acolhimento e cuidado a um número ainda maior de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. 

Veja como fazer parte.