BRASIL A CAMINHO DE RATIFICAR A CONVENÇÃO 190 DA OIT

No Dia Internacional da Mulher, o presidente Lula se comprometeu a aderir ao tratado após os trâmites no Congresso.

No Dia Internacional da Mulher, o governo federal anunciou o envio da ratificação da Convenção 190 da OIT ao Congresso Nacional. A adesão do Brasil ao acordo, que prevê o enfrentamento à violência e ao assédio no ambiente de trabalho, foi tema de ato realizado no ano passado por empresas signatárias da Coalizão Empresarial, liderado pelo Instituto Avon.

Ato pela adesão ao acordo

Há um ano, em 09 de março de 2022, o Instituto Avon e diversas empresas da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas participaram em Brasília de ato na Câmara dos Deputados pela assinatura do tratado internacional. Até o momento, dez países endossaram o acordo: Argentina, Equador, Grécia, Itália, Maurício, Somália, Sudáfrica, Uruguai, Fiji e Namíbia. Nos três últimos, a norma já está em vigor.

"Embora a iniciativa privada já esteja elaborando e executando procedimentos para o enfrentamento da violência baseada em gênero, é fundamental que medidas diplomáticas endossem as ações, unindo as frentes que atuam para a melhoria do ambiente de trabalho", afirmou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, em  artigo para a Revista Exame sobre a importância da ratificação pelo Brasil da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre violência e assédio no trabalho.

Saiba mais sobre as ações realizadas pelo Instituto Avon e empresas signatárias da Coalizão pela ratificação da Convenção da OIT clicando aqui.