CICLO DA VIOLÊNCIA

Conheça as fases mais comuns de uma relação abusiva e estratégias para quebrar esse ciclo.

Você sabia que as violências dentro dos relacionamentos não acontecem de forma isolada? Geralmente, quem passa por uma violência está inserido em um ciclo que vive se repetindo. Vamos entender mais sobre isso?

Para muitas pessoas, pode não estar claro o porquê de um xingamento poder levar ao ato da violência física. Mas pense bem: nenhuma relação começa direto nas explosões de agressividade, certo? Meses e anos podem se passar até que o primeiro caso aconteça. E, às vezes, o ato de violência física sequer acontece.

O ciclo da violência envolve três fases mais comuns:

1º - O aumento da tensão, quando a vítima tenta evitar o comportamento abusivo;

2º - A violência, com episódios cada vez mais agressivos de violência física, psicológica e/ou sexual;

3º - E a lua de mel, com pedidos de desculpas e arrependimentos do agressor, que promete sempre mudar.

Da última fase, o ciclo volta para a primeira – e assim continua. A partir das repetições e do estabelecimento de um “padrão”, o perigo passa a ficar cada vez maior. Normalmente, os intervalos de tempo entre novas violências começam a diminuir e a intensidade das agressões a aumentar.

Falar sobre o ciclo da violência e se entender dentro dele pode ser muito difícil. Nenhuma mulher espera que seu companheiro faça mal a ela, mas sim construir uma relação saudável e próspera com essa pessoa.

Conversas sinceras sobre o tema, sem julgamentos e evitando confrontos com essa mulher, podem abrir espaços para o diálogo, ajudar a identificar essas situações e a enfrentá-las.

Aqui no site, você encontra alguns materiais que podem ajudar a criar essas conversas:

- Coleção "Derrubando muros e construindo pontes";

- Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis.

 

#InstitutoAvon #ChegaDeViolência