COM MAIS DE 5 MILHÕES DE MULHERES BENEFICIADAS, INSTITUTO AVON DIVULGA RELATÓRIO ANUAL

Material compila dados de mais de 400 projetos voltados às causas da atenção ao câncer de mama e do enfrentamento às violências contra mulheres e meninas.

Em suas mais de duas décadas de atuação, o Instituto Avon tem caminhado ao lado das brasileiras pela defesa de seus direitos fundamentais, identificando e executando iniciativas voltadas à atenção ao câncer de mama e ao enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.

Os resultados atualizados desse trabalho estão no Relatório de Atividades 2023. São mais de 400 projetos próprios e apoiados, que têm beneficiado mais de 5 milhões de mulheres e capacitado milhares de pessoas das redes de apoio relacionadas às causas.

 

 

Atenção ao Câncer de Mama

Em 2023, destacamos seis projetos dedicados à causa, como o Ligue Câncer, um canal de orientação, apoio e acolhimento a pacientes com câncer do Instituto Oncoguia e apoiado pelo Instituto Avon, que realizou 4872 atendimentos, sendo 711 especificamente para esclarecimento de dúvidas sobre cânceres femininos (mama e ginecológicos).

Outras iniciativas incluem o Navegavon, projeto criado pelo Instituto Avon para garantir mais agilidade no diagnóstico e início do tratamento para a doença via Sistema Único de Saúde (SUS), que resultou no atendimento de mais de mil pessoas, com 100% dos diagnósticos realizados em menos de 30 dias, como prevê a lei; quase 1 milhão de pessoas engajadas no Outubro Rosa e distribuição de mais de 330 mil Guias de Bolso do Câncer de Mama; 200 profissionais capacitados e mais de 1300 mulheres atendidas pelo Cuida Mama, iniciativa do Instituto Protea, apoiada pelo Instituto Avon, para resolução dos principais desafios da jornada da paciente com câncer de mama.

 

 

Enfrentamento às violências contra meninas e mulheres

Entre as oito iniciativas realizadas ao longo do ano passado, destaque para o Mapa Nacional da Violência de Gênero, plataforma interativa desenvolvida em parceria pelo Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal (OMV), o Instituto Avon e a Gênero e Número, que reúne os principais dados nacionais sobre violências contra as mulheres; a pesquisa “Misoginia e violência contra mulheres na internet”, que analisou mais de 9,5 milhões de posts para mapear discursos misóginos e práticas de violência contra mulheres na internet; o Programa Acolhe, que viabilizou o abrigamento de quase mil mulheres em situação de violência e seus dependentes. Além disso, contabilizamos mais de 3 mil acessos únicos à assistente virtual Ângela, com acompanhamento multidisciplinar de mais de 330 mulheres em situação de violência doméstica.

 

A organização também investiu em duas iniciativas híbridas, unindo as duas causas: o Prêmio Inspiradoras, que reconhece projetos liderados por mulheres dedicadas a transformar a vida das brasileiras, e o Podcast Instituto Avon, com duas temporadas de entrevistas com especialistas sobre temas relacionados ao câncer de mama e à violência contra mulheres e meninas.

 

O Relatório de Atividades 2023 está disponível aqui.