CONCURSO LEI MARIA DA PENHA PREMIA OS MELHORES VÍDEOS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

Com apoio do Instituto Avon, a iniciativa reconheceu, pelo 7º ano, vídeos produzidos por jovens do ensino médio que tratam, na tela, sobre como lidar com uma relação abusiva.

Mary Lene Santos, estudante do ensino médico de uma escola pública de Manaus (AM), usou como inspiração o relato de um relacionamento abusivo vivido por uma amiga para produzir o vídeo “Dona de mim”, que retrata o ciclo da violência e sua superação. Ela e outros 70 jovens de 14 a 18 anos, de todo o Brasil, inscreveram suas produções audiovisuais no 7º Concurso Lei Maria da Penha, uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto Avon, o Banco Mundial e o Facebook, para promover o debate sobre violência de gênero e educação não-violenta nas escolas.

A cerimônia de premiação dos cinco vídeos mais votados pelo público – sendo um de cada região do país – aconteceu no último dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, e marcou o encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo do Instituto Avon, iniciada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Foco na educação não-violenta

Maria da Penha, sobrevivente de duas tentativas de feminicídio por seu ex-companheiro que se tornou ativista pelos direitos das mulheres e inspirou a lei e o concurso que levam seu nome, participou da cerimônia virtual e destacou a importância de ações como essa para a promoção do debate sobre a questão da violência entre os jovens. “A desconstrução da cultura machista e patriarcal passa pela educação. Infelizmente, ainda não temos uma política de Estado que traga para o currículo escolar disciplinas que tratem do problema da violência doméstica e familiar. Só com debates permanentes nas escolas poderemos ter mudanças em médio e longo prazos, pois educaremos nossas crianças e jovens para uma cultura de não-violência contra a mulher”, afirmou.

Ativistas, sempre

Para Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon também presente à cerimônia de premiação, é importante quebrar o estigma por trás da palavra “ativista” e incentivar que cada um encontre a sua forma de se posicionar perante as violências contra mulheres e meninas. “Eu quero propor que sejamos ativistas não só nos 21 dias de ativismo, não só no Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas em todos os 365 dias do ano. Ativistas da esperança, ativistas pelos direitos das mulheres e meninas, ativistas pela dignidade da vida de todos os seres humanos, com bom humor, com coragem, com talento e com arte também, por que não?”.

Vídeos vencedores

Ao receber seu prêmio como vencedora da região Norte, Mary Lene, de Manaus (AM), reforçou o conselho dado à amiga que inspirou seu vídeo: “É importante saber que você não está sozinha. Procure ajuda na escola, com os amigos, familiares e, principalmente, com algum órgão responsável”.

Confira os vídeos da Mary Lene e dos demais ganhadores, que conquistaram dois cursos no Facebook sobre o uso das plataformas digitais de forma responsável e escolheram entre um tablet ou um celular para apoiá-los na produção de novos conteúdos. Para assistir à premiação do Concurso Lei Maria da Penha 2020 na íntegra, clique aqui.

 

https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/videos/534723587177114/

https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/videos/239026910454977/

https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/videos/2687982294588558/

https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/videos/196380804792444/

https://www.facebook.com/concursoleimariadapenha/videos/2252372388400096/