CONDEMAT FIRMA PARCERIA COM INSTITUTO AVON PARA ATENDER MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Acordo prevê acolhimento temporário para mulheres e seus dependentes nos municípios do Alto Tietê.

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê firmou uma parceria para o desenvolvimento do Programa Acolhe na região. O Programa é uma iniciativa do Instituto Avon e do Grupo Accor que oferece abrigo temporário em hotéis para mulheres em situação de violência doméstica, caso necessitem deixar suas casas, além de um amplo acompanhamento jurídico, psicológico e social. Os serviços serão disponibilizados de imediato para as cidades. 

 

O acordo foi assinado na sede da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos com as presenças do presidente e prefeito de Guarulhos, Guti; dos prefeitos Luís Camargo (Arujá); Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); Márcia Bin (Poá); Vanderlon Gomes (Salesópolis); Adriano Levorin (Santa Branca); Carlos Chinchilla (Santa Isabel) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano); vereadores; autoridades policiais da região; e Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon e Renata Rodovalho, coordenadora de parcerias também do Instituto Avon, além de representantes da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas para as Mulheres. 

 

Financiado pelo Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Programa Acolhe já foi apresentado em mais de 200 cidades, dentre os municípios elegíveis no Brasil, e está em funcionamento em aproximadamente 84 deles, sem qualquer custo para as administrações públicas.  

 

Com o apoio técnico do Programa Bem Querer Mulher, mulheres em situação de violência doméstica são acolhidas e encaminhadas para hospedagem temporária em hotéis do Grupo Accor, com benefício estendido também aos parentes diretos (filhos e mães, por exemplo). Durante o período de 15 dias recebem refeição completa, contam com serviço de lavanderia, acesso a cursos profissionalizantes, acompanhamento diário, atendimento social, psicológico e jurídico, além da articulação cotidiana com a rede de serviços do município de referência dessa mulher. 

 

Para que as mulheres possam romper ciclos de violências, é preciso que encontrem apoio em uma rede fortalecida e pronta para ampará-las nesse momento de fragilidade e de tomada de decisão. O Programa Acolhe chega aos 12 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê para ampliar o amparo, oferecendo serviços qualificados que garantam o suporte para que vidas sejam transformadas para melhor”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, que conclui: “estamos felizes por fazer parte do grupo de agentes de proteção à mulher nessa região de São Paulo”. 

 

De acordo com dados da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, de janeiro a maio deste ano, os municípios da região registraram mais de 1800 casos de violência doméstica, sendo que pelo menos 5% destes casos necessitavam de abrigamento temporário. Na região do CONDEMAT apenas os municípios de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano possuem abrigo para mulheres em situação de violência doméstica e seus dependentes, totalizando 80 vagas.