Fórum Iniciativas Inovadoras no Controle de Câncer de Mama

Projeto de Navegação de Pacientes é destaque no evento.

Com patrocínio do Instituto Avon, aconteceu a segunda edição do Fórum Iniciativas Inovadoras no Controle de Câncer de Mama – Navegação de Pacientes.  O evento apresenta iniciativas bem-sucedidas implementadas para o combate da doença no Brasil.

 

O destaque foi a Navegação de Pacientes, projeto desenvolvido pelo Instituto Avon e a Fundação Laço Rosa, que ajuda a remover as barreiras que as mulheres diagnosticadas com câncer de mama normalmente enfrentam no caminho até a cura. A iniciativa inspirou um Projeto de Lei no Rio de Janeiro, conforme divulgamos aqui no site. Clique para ler a matéria.

 

A coordenadora de Parcerias Estratégicas do Instituto Avon, Renata Rodovalho, apresentou a pesquisa “Panorama do Câncer de Mama no Brasil”, publicada em outubro de 2020, que traz uma análise dos atendimentos de câncer de mama realizados no SUS de 2015 a 2019. "Os dados que a pesquisa traz são fundamentais para entender o quanto o sistema está falhando no atendimento às mulheres", diz Renata. "Além de mostrar o cenário, o estudo disponibiliza painéis dinâmicos que permitem ao gestor público de saúde conhecer os dados da sua região e tomar decisões de gestão dos recursos de saúde", finaliza. A pesquisa completa e os painéis com dados estão disponíveis aqui.

 

Confira a programação do Fórum em https://forum2021.bbcs.org.br/