GOL DE PLACA NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA MENINAS E MULHERES

São Paulo Futebol Clube é o primeiro time a aderir à Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas.

Em um universo predominantemente masculino como o do futebol, abrir espaço para o debate e a proposição de ações para o enfrentamento das violências contra meninas e mulheres torna-se ainda mais relevante e transformador. De forma pioneira, o  São Paulo Futebol Clube - um dos maiores times de futebol do país - acaba de ingressar na Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas.

 

O clube paulista, que já realiza ações internas de conscientização e informação, além de inclusão de mulheres, passará a integrar o tema à agenda de treinamentos de liderança, implementação de canais e projetos de apoio às suas profissionais para ambientes de trabalho seguros.

 

Iniciaremos um trabalho junto à Coalizão que deve ampliar o que o Departamento Assistencial do São Paulo – DASP já faz internamente com funcionários e todas as categorias de jogadores para que meninas e mulheres sejam respeitadas e integradas ao universo do futebol de forma positiva e livre de violência. Esperamos que o São Paulo Futebol Clube não seja o único time a aderir a um projeto como a Coalizão Empresarial, mas que seja um incentivador para que outras equipes também olhem para dentro e reconheçam seu potencial transformador para a sociedade”, explica Jacqueline Meirelles, Presidente do DASP. 

 

Os quase mil funcionários do SPFC serão incluídos nos pilares de atuação da Coalizão Empresarial, focados na governança e gestão eficientes em prol da equidade de gênero, comunicação para conscientização, além de educação e treinamento.

 

A proposta da Coalizão Empresarial, enquanto iniciativa do Instituto Avon, é colocar a causa do enfrentamento da violência contra meninas e mulheres em destaque nas empresas e contar com o comprometimento delas para que atuem para uma sociedade melhor e mais justa para as profissionais, ampliando mensagens e atitudes que propaguem o empoderamento feminino e o respeito”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. “Ter um time de futebol como o São Paulo, com uma grande dimensão e alcance entre sua torcida e jogadores, é um ganho para a Coalizão, que entra em um universo predominantemente masculino e passa a contar com a influência do clube para mudar realidades”, conclui.

 

A adesão do SPFC tem inspirado outros times a ingressarem na Coalizão, como o Sport Club do Recife, que acaba de anunciar sua adesão. Assim como o São Paulo, o Sport vem realizando ações internas e de conscientização da torcida sobre o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres e contará com o apoio da Coalizão para expandir essa agenda. Aguarde, em breve, mais novidades sobre as parcerias com o SPFC e o Sport Club e informações sobre novos membros.

 

Violência contra a mulher dentro de campo

No último dia 10 de abril, a assistente de arbitragem Marcielly Netto, que atuava em uma partida pelo Campeonato Capixaba, foi agredida pelo técnico da Desportiva Ferroviária. O agressor foi expulso de campo e demitido do clube, que emitiu uma nota de repúdio contra o ex-técnico e de solidariedade à profissional agredida. Em declarações à imprensa, Marcielly afirmou que registrou boletim de ocorrência e prestará queixa contra o agressor.

 

Convoque seu time a também enfrentar a violência contra meninas e mulheres. Compartilhe essa matéria com todos os seus contatos e os meios de adesão à Coalizão Empresarial disponíveis neste link

 

Fonte: UOL