GUIA DE BOLSO PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

Gratuito e digital, material ajuda a identificar os sinais de uma relação abusiva com informações sobre as diversas formas de violência, orientações sobre como agir diante delas e onde buscar redes de apoio.

A cada minuto, 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente no Brasil em 2022. Mais de 31% delas afirmaram que os responsáveis pela violência mais grave sofrida nos últimos 12 meses foram seus ex-cônjuges, ex-companheiros ou ex-namorados. Esses dados do relatório “Visível e Invisível" do Fórum Brasileiro de Segurança Pública reforçam a importância de saber identificar quando se está em uma relação abusiva e como agir diante de uma situação de violência.

Para promover a conscientização e garantir que todas e todos conheçam as diversas formas de violência e onde buscar ajuda, o Instituto Avon criou o Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis, um material didático e esclarecedor para ajudar a reconhecer as diferenças entre relacionamentos saudáveis e abusivos.

Nele, estão orientações sobre como identificar os tipos de violência e dicas de como sair da situação e procurar ajuda em caso de violências física, psicológica, sexual, material ou moral. “O ciclo de violência é traduzido em três fases: a lua de mel, em que os acordos de afeto estão pactuados entre o casal; a fase de tensão, em que acontece a maioria dos episódios de violência psicológica, como a humilhação, a depreciação da qualidade da mulher e a exclusão do seu círculo de afeto e amizade; e a fase da explosão, onde acontecem as discussões e o ápice da violência, que é a violência física”, explica Ivanda Sobrinha, coordenadora da causa de violência do Instituto Avon.

Para ela, as relações saudáveis são baseadas no respeito às escolhas, à liberdade e à individualidade dos parceiros. “Nessas relações, o desejo do outro é que a pessoa com quem se relaciona tenha autonomia, confiança e que não seja minada em suas possibilidades de crescimento”, finaliza.

O guia digital está disponível para download e para leitura em páginas virtuais no site do Instituto Avon e na página exclusiva dos 21 Dias de Ativismo.