Hospital de Câncer de Barretos e Instituto Avon inauguram Unidade de Prevenção ao câncer de mama em Lagarto, Sergipe

Centro de saúde realizará cerca de 100 mamografias por dia e contará com uma unidade fixa e outra móvel.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, agência da Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo, 1 a cada 4 tipos de câncer que afetam as mulheres é o de mama - isso corresponde a 25% dos casos na população feminina mundial.

 

Só no Brasil, dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) no ano passado, apontaram que a taxa de casos da doença é de 56,2 para cada 100 mil mulheres, sendo que a região Nordeste registra o segundo maior índice do país, atrás apenas do Sudeste. No Sergipe, a cada 100 mil habitantes, a incidência de casos de câncer de mama é estimada em 41,03% e o número de casos novos totaliza pelo menos 450, ao ano.

 

Quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de sucesso do tratamento - 88,3%, de acordo com o Inca, se a doença for detectada nos primeiros estágios. Para ajudar na prevenção e combate ao câncer de mama, o Instituto Avon, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos inaugura em Lagarto, Sergipe, o Instituto de Prevenção Anna Hora Prata, que vai atender mulheres de 40 a 69 anos e realizará procedimentos como: mamografias, exames de elucidação diagnóstica, ultrassom, consultas e biópsias. A expectativa de cobertura mamográfica, nos dois primeiros anos do projeto, é de 50% da população local, ou seja, as mulheres convocadas para realizar o exame com o objetivo de identificar precocemente a doença.

 

Além da unidade fixa que fará cerca de 100 mamografias por dia, o centro de saúde também contará com uma unidade móvel - uma carreta adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera que atenderá as cinco cidades da regional de saúde de Lagarto e as 14 cidades da regional de saúde de Itabaiana.

 

Com um investimento de R$ 3.1 milhões, do Instituto Avon, a nova unidade tem um significado marcante para o presidente do hospital, Henrique Prata, por representar uma retribuição às suas origens. “Tenho muito orgulho de ter nascido em uma família sergipana, com exemplos de amor ao próximo. Minha bisavó Anna Hora Prata, meu avô Ranulpho Prata e meu pai Paulo Prata dedicaram suas vidas em fazer o bem aos menos favorecidos”. Para o Instituto Avon também é um orgulho imenso ver a concretização de mais uma unidade de saúde, a primeira de Sergipe. “Como todas as outras já em funcionamento, a de Lagartos foi elaborada com o principal objetivo de fornecer o diagnóstico precoce do câncer de mama, e assim, aumentar a resolutividade dos casos diagnosticados”, destaca Lírio Cipriani, diretor do Instituto Avon.