INSTITUTO AVON E GOVERNO DO ACRE FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA ACOLHER MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

Implementação do Programa Acolhe fortalecerá as políticas do estado para proteção à população feminina.

No início de março, Daniela Grelin e Renata Rodovalho, do Instituto Avon, estiveram no Acre para selar o acordo de parceria com a recém-criada Secretaria Estadual da Mulher para implementação do Programa Acolhe, iniciativa que oferece hospedagem e acolhimento a mulheres em situação de violência e qualifica e fortalece as redes municipais responsáveis pelo atendimento às mulheres.

Segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Acre registrou, em 2021, um dos piores índices de feminicídio do país, com 2,7 crimes por 100 mil mulheres, acima da média nacional, que foi de 1,2 caso a cada 100 mil brasileiras. “O Programa Acolhe, já implementado em mais de 20 estados e ativo em mais de 100 municípios, traz toda sua experiência para o Acre, potencializando e fortalecendo políticas públicas de enfrentamento a abusos e agressões contra mulheres, ampliando a rede de apoio para que essas pessoas superem ciclos e conquistem a autonomia necessária para romper o histórico de violências no qual estão inseridas. Proporcionar atendimento humanizado e os serviços certos para esse processo de transição é fundamental para que essas brasileiras se fortaleçam”, afirmou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

A cerimônia de assinatura, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), contou com a presença do governador do estado, Gladson Cameli, e marcou a posse de Márdhia El-Shawwa como nova secretária de Estado da Mulher. “É de suma importância essa assinatura e a colaboração com o Instituto Avon. Toda a assistência que iremos oferecer para as nossas acreanas, buscando a segurança, bem-estar e qualidade de vida não só para elas, mas para os seus dependentes, fará uma diferença ímpar em suas vidas. E esse é o nosso principal objetivo, tornar o Estado do Acre um lugar mais seguro para uma mulher viver”, ratificou Márdhia.