INSTITUTO AVON E MINISTÉRIO PÚBLICO DE SP CONSOLIDAM PARCERIA PARA APOIAR REDE PÚBLICA NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Qualificação de dados e indicadores sobre o tema, elaboração de fluxos e protocolos, capacitações e compartilhamento de conhecimento estão entre os objetivos da colaboração entre as entidades.
O Instituto Avon e o Ministério Público do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação técnica para auxiliar o desenvolvimento e implementação de ações conjuntas voltadas para o enfrentamento à violência contra população feminina do estado. O braço social da Avon irá contribuir com o monitoramento e análises qualitativas e quantitativas de dados e indicadores de feminicídios e violência doméstica; na construção de um modelo de fluxos e protocolos para a rede pública; e na troca de experiências e articulação de atividades, treinamentos e iniciativas de conscientização sobre o assunto.
De acordo com a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, São Paulo teve um aumento de 43,3% no número de feminicídios em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 195 casos. Além disso, foram registradas 52,6 mil ocorrências de violência doméstica, revelando uma alta em relação a 2021, que teve 51,9 mil casos.
“Com a formalização desta parceria, temos a oportunidade de potencializar o nosso compromisso com o bem-estar das paulistas por meio do enfrentamento da violência contra a mulher. Ao unir esforços a órgãos públicos locais, conseguimos colaborar no aprimoramento e fortalecimento de mecanismos e estratégias eficientes e baseadas em evidências, voltadas para a garantia da segurança, dos direitos e o devido acolhimento a mulheres e meninas em situação de violência e vulnerabilidade social”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Um exemplo recente da colaboração entre a organização e o governo paulista foi a realização da 12ª edição do Workshop de Acesso à Justiça, um evento promovido pelo Instituto Avon que visa a capacitação profissional de agentes de segurança pública, integrantes do sistema judiciário, membros do Ministério Público, entes governamentais, psicólogos, assistentes sociais e organizações da sociedade civil que atuam no suporte a mulheres em situação de violência de 18 municípios do estado de São Paulo. O propósito da iniciativa foi estreitar o diálogo entre profissionais da esfera pública para viabilizar estratégias, planejamentos e políticas e atendimentos mais humanizados e eficazes para apoiar e proteger a população feminina da região.
“A parceria entre o Instituto Avon e o Ministério Público de São Paulo guarda importância na união de esforços entre o público e o privado no impulsionamento de iniciativas voltadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O Instituto apoia mais de duzentos projetos, articula com centenas de empresas e agentes públicos, e a união certamente resultará em iniciativas e projetos que impactem ainda mais o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher, além de contribuir para redução dos fossos que tem resultado níveis recordes de violência em 2023”, diz Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.
Além de Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, e Beatriz Accioly, coordenadora das áreas de pesquisa e impacto e parcerias do Instituto Avon, também estiveram presentes na solenidade para assinatura do termo de cooperação Mario Sarrubbo, procurador-geral de justiça; José Carlos Cosenzo, subprocurador-geral de justiça de políticas criminais; e Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.
Créditos da imagem: site do MPSP