INSTITUTO AVON PARTICIPA DOS EVENTOS DO PACTO GLOBAL DA ONU - REDE BRASIL

Realizados em Nova Iorque, os eventos destacaram o papel das empresas na defesa dos direitos humanos das mulheres.

Com uma delegação com cerca de 150 pessoas, o Pacto Global da ONU - Rede Brasil promoveu eventos paralelos à 68ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), em Nova Iorque, nos dias 13 e 14 de março. A missão foi debater – em diferentes esferas – a importância do comprometimento das empresas na defesa dos direitos humanos das mulheres e meninas, especialmente, daquelas que enfrentam múltiplas vulnerabilidades.

 

 As iniciativas, que aconteceram em Yale e na própria sede das Organizações das Nações Unidas, contaram com nomes como o da socióloga e primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, da deputada federal Benedita da Silva, da ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, entre outras lideranças empresariais, representantes da sociedade civil, membros da imprensa, autoridades da ONU e autoridades governamentais. Também fizeram parte da delegação brasileira personalidades e influenciadoras como Rafa Brites, Cris Guterres, Leticia Vidica e Monique Evelle. A programação paralela do Pacto Global da ONU - Rede Brasil à CSW teve Instituto Avon e YouTube como apoiadores e 1MiO e Global Citizen como parceiros institucionais.

Todas as nossas iniciativas, debates e premiações em Nova York abrangem diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas, principalmente, o ODS 5, de igualdade de gênero. A desigualdade que atinge mulheres e meninas é uma pauta urgente e até tardia, sobretudo em países como o Brasil. Precisamos avançar nessa agenda e é missão do Pacto Global trazer as lideranças das empresas à ação e ajudar as organizações”, explica Camila Valverde, diretora da Frente de Impacto e COO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

 

Entre os resultados de pesquisas e trabalhos relevantes apresentados, está o Mapa Nacional da Violência de Gênero,  parceria entre o Instituto Avon, Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e DataSenado, ambos do Senado Federal, e a Gênero e Número.

O Instituto Avon marcou presença, representado por Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias, e Daniela Grelin, diretora executiva. Em seu discurso, Daniela destacou a urgência do envolvimento do setor privado para o avanço da causa do enfrentamento à violência de gênero. “É imperativo assumirmos o compromisso de enfrentarmos a violência contra a mulher, utilizando informações como as do Mapa como catalisadoras para a implementação de estratégias mais eficazes e assertivas”, concluiu.   

 

O Senado foi representado pela coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher, Maria Teresa Prado, que enfatizou a realização do projeto a partir do trabalho de um trabalho de pesquisa pioneiro. "Um dos grandes diferenciais é a combinação de dados da pesquisa nacional realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório. É a série histórica mais antiga sobre o tema: teve início em 2005, sendo um pedido para servir de subsídio pra criação da Lei Maria da Penha. A décima edição agora em 2023, pela primeira vez, conseguiu analisar dados dos estados. Foram entrevistadas mais de 21 mil mulheres por todo o Brasil, sendo, portanto, a maior pesquisa já realizada sobre violência doméstica", afirmou.

 

Lançado no Brasil em novembro de 2023, o Mapa Nacional da Violência de Gênero é uma plataforma interativa que reúne os principais dados nacionais públicos e indicadores de violência contra as mulheres do Brasil, incluindo a Pesquisa Nacional de Violência contra as Mulheres -- a mais longa série de estudos sobre o tema no país.

 

Repercussão na mídia

A participação do Instituto Avon nos eventos do Pacto Global repercutiu na imprensa nacional. Confira algumas matérias sobre o tema:

Valor Online: Mulheres têm dificuldade de se reconhecer como vítimas de violência doméstica

Folha de S.Paulo: Metade das mulheres diz que já sofreu violência doméstica no Brasil, diz pesquisa

Valor Online: Dinheiro e igualdade têm de estar na mesma frase, dizem executivas

Exame: Metade das brasileiras já sofreram violência doméstica, mas 18% não se identificam como vítimas

TV Cultura: Metade das brasileiras já sofreu violência doméstica, diz relatório

MSN: Metade das mulheres diz que já sofreu violência doméstica no Brasil, diz pesquisa

SLZ BR: CSW: “Muitas situações de transferência de renda aumentam a violência doméstica”, aponta coordenadora do Instituto Avon

Rádio Senado: Senado participa do maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero — Rádio Senado

Mídia Ninja: Metade das brasileiras já sofreu violência doméstica, diz relatório

O Estado do Ceará: Metade das mulheres diz que já sofreu violência doméstica no país