Instituto Avon

“Coragem é a mais importante de todas as virtudes, pois sem ela não podemos praticar nenhuma outra virtude com consistência” Maya Angelou

ver manifesto

Editorial

Trabalhamos com coragem e otimismo para que mulheres e meninas vivam de forma segura, saudável e em seus próprios termos

 

A coragem é uma virtude definidora da mulher. Com essa certeza, afirmamos que o trabalho do Instituto Avon, desde 2003, nada mais é do que o exercício consistente e intencionado da coragem. A coragem de encarar a questão do câncer de mama de peito aberto e de estimular a todos – homens, mulheres e toda a sociedade – a falar sem medo sobre a violência contra mulheres e meninas. 

 

Como braço social da Avon – empresa privada que há mais de 130 anos conecta milhões de mulheres entre si e a uma vida com mais oportunidades – temos a missão de  apoiá-las na superação desses dois grandes obstáculos para o seu pleno desenvolvimento. Para tanto, alicerçamos o nosso impacto social na produção de conhecimento acionável sobre as causas, na articulação de projetos, iniciativas e trocas de informações com instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, no financiamento de projetos sociais de impacto transformador e no engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Nosso papel é dar a mão às mulheres nesses momentos de maior fragilidade e muní-las de  informações e cercá-las com uma rede de apoio para que possam se fortalecer e recomeçar. É a nossa forma de dizer, por meio de ações: você não está sozinha. 

 

Isso só é possível porque, ao nosso lado, temos uma imensa rede de parceiros e representantes Avon que nos permite alcançar, com informação e assistência, locais onde, por vezes, nenhuma outra organização ou entidade é capaz de chegar. Mas precisamos ir além. Por isso, junto à ONU Mulheres e à Fundação Dom Cabral, criamos a Coalização Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que convoca o setor privado a se comprometer com a erradicação da violência contra mulheres no ambiente de trabalho, e o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra as Mulheres e Meninas, que tem o objetivo de reduzir os impactos da violência na vida de mulheres e meninas ao oferecer serviços de abrigamento e proteção e dar suporte para sua recolocação profissional.

 

No câncer de mama, causa à qual nos dedicamos desde a nossa fundação, temos investido fortemente no apoio à pesquisa e em iniciativas que possam amplificar protocolos pioneiros e comprovadamente eficazes de diagnóstico e tratamento das mulheres em todo o país.

 

Acreditamos que as mulheres são a força propulsora para a construção de uma sociedade mais próspera, justa e sustentável. Por meio dos quase 400 projetos e iniciativas apoiados, estamos construindo pontes e removendo obstáculos para que elas exerçam todo o seu potencial e, sobretudo, encarem o futuro sem medo. 

 

Sigamos, corajosamente, juntos!

 

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon

Nosso Time

Conheça as pessoas que têm a missão de apoiar as mulheres na conquista de uma vida mais segura e saudável.

751

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon
Daniela Grelin é formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (SP), possui MBA pela Thunderbird School of Global Management (EUA) e formação no programa de Liderança Executiva da University of Pittsburgh - Joseph M. Katz Graduate School of Business (EUA). Como diretora executiva do Instituto Avon, ela lidera as iniciativas pelo enfrentamento das violências contra mulheres e meninas e o combate ao câncer de mama no Brasil, fomentando a conscientização e o engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos e promover o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. Membro da célula de gênero da Rede de Diversidade e Inclusão da Avon e cofundadora da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, Daniela integra o grupo de colunistas da Exame e HuffPost.
1643

Profa. Regina Célia A. S. Barbosa

Gerente de Causas
Regina Célia Almeida Silva Barbosa é graduada em Filosofia e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda em Direito, Justiça e Cidadania para o Séc. XXI pela Universidade de Coimbra/Portugal e em Educação pela FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana), além de professora universitária há 24 anos. Com ampla experiência nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero, é cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha (IMP), criadora do Programa Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania (Programa de Formação e Treinamento de Voluntários para o Enfrentamento à Violência Doméstica), membro representante da Sociedade Civil da Comissão Seccional da Mulher Advogada OAB-PE, integrante da delegação brasileira da Women20 – W20 (Grupo de Engajamento das Mulheres no G20) e ganhadora do prêmio Mulheres que Fazem a Diferença 2021 - promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil - para reconhecer mulheres que se destacam em suas áreas de atuação no país. No Instituto Avon, atua como gerente das causas de Combate ao Câncer de Mama e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, contribuindo com seu profundo conhecimento em temas como cidadania e direitos humanos, violência doméstica, democracia, educação e direito.
19

Renata Rodovalho

Coordenadora de Parcerias Estratégicas
Renata Rodovalho é especialista em investimento social privado, responsabilidade social e voluntariado empresarial. Por três anos, esteve à frente da causa do Câncer de Mama no Instituto Avon e atualmente é responsável pela gestão estratégica de parcerias. Atuou como consultora em grandes empresas de diferentes setores no Brasil, organizando programas de voluntariado e estratégias de investimento social privado. Fundou, juntamente com outras profissionais da área, o Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial, que é hoje um dos principais fóruns de debate do tema no país.
388

Giuliana Borges

Coordenadora de Comunicação
Giuliana é formada em Jornalismo pela Universidade de São Caetano do Sul e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou nas áreas de comunicação interna, externa e relações públicas para diversos segmentos como varejo, educação, eventos e venda direta, em empresas como Lego, HSM e Avon. Nos últimos cinco anos, está à frente, como coordenadora, da área de comunicação do Instituto Avon, braço social da Avon, atuando na área de saúde da mulher. Comunicação corporativa e institucional também fazem parte de suas atribuições, liderando projetos de rebranding e relações com a marca.
1569

Beatriz Accioly

Coordenadora de Pesquisa e Impacto
Beatriz Accioly é consultora, pesquisadora e especialista para políticas públicas e corporativas no âmbito de diversidade e inclusão em institutos de pesquisa, entidades do terceiro setor, âmbito acadêmico, empresas privadas e instituições correlatas. Doutora e mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade, tem formação adicional na University College London e na Oxford University, no Reino Unido. É, ainda, autora do livro "A lei nas entrelinhas: a Lei Maria da Penha e o trabalho policial" e coautora do livro "Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola". Desenvolve pesquisas, produção e organização de conhecimento sobre direitos humanos, acesso a direitos, noções e percepções de justiça e direitos, tecnologias de comunicação e informação, disputas classificatórias sobre violências, violência contra mulheres e suas interseções como marcadores sociais da diferença.
394

Mariana Lorencinho

Coordenadora de Projetos da Causa do Câncer de Mama
Mariana Lorencinho é graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista – Unesp -, pós-graduada em Gestão de Responsabilidade e Marketing Socioambiental e certificada em Gestão de Projetos de Desenvolvimento pela  Project Management for Development  (PMD Pró). Tem experiência em gestão de projetos, relações governamentais e parcerias no setor público e terceiro setor, com atuações na ONG Criança Segura - Safe Kids Brasil e no Instituto Oncoguia, onde coordenou o Canal Ligue Câncer, a Rede Mais Vida - formada por pacientes com câncer de mama - e outras parcerias.
771

Layla Saueia

Analista de Projetos Júnior da Causa de Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas
Layla Saueia é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Metropolitana Unida (FMU). No Instituto Avon, atuou como consultora de projetos, colaborando com a implementação do Programa Você Não Está Sozinha, e atualmente faz a gestão das iniciativas de enfrentamento às violências contra mulheres e meninas. Antes disso, esteve à frente como voluntária, por dois anos, da Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais, onde exerceu os cargos de gestão de finanças e planejamento estratégico de projetos sociais voltados aos objetivos sustentáveis da ONU.
402

Keila Grozdev Galli

Analista de Projetos
Graduada em Marketing de Varejo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduada em Administração e Finanças pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Keila atua há mais de 15 anos na área financeira e administrativa, tendo passado por importantes empresas privadas do segmento bancário, de engenharia, varejo e, no momento, no terceiro setor, atuando no Instituto Avon desde 2016. Keila apoia a gerência e a diretoria na elaboração de planilhas, relatórios, controles administrativos, financeiros e fiscais, além de ser responsável pela gestão e monitoramento de contratos e apoio administrativo e financeiros aos projetos, buscando sempre melhorias e inovações.

Nossa história

Desde 2003, apoiamos causas que mobilizam a sociedade para promover o empoderamento da mulher.

Criado em 2003 para expandir a visão de transformação social da Avon – empresa privada que já investiu mais de R$ 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil -, o Instituto Avon nasceu com a missão de identificar e materializar iniciativas e projetos que impactem, de forma positiva e perene, o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher. Primeiramente, o Instituto abraçou a causa do combate ao câncer de mama e, 5 anos depois, passou a liderar também ações pelo enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, dois dos principais desafios para a plena realização da mulher.

Hoje, o Instituto está representado em 100% do território brasileiro, por meio da rede de Revendedoras Avon e seus parceiros, que disseminam informação e conscientização a milhões de pessoas, todos os dias, para que saibam como agir e onde buscar apoio.

Temos orgulho em ser referência no engajamento da sociedade frente a essas duas causas, com mais de 420 projetos e ações apoiados até o momento, beneficiando cerca de 5,7 milhões de mulheres.

Fact Sheet

Com missão, visão e valores claros, ampliamos o impacto das nossas ações para alcançarmos cada vez mais mulheres.

Nossa visão

Ser referência na articulação da sociedade para o empoderamento da mulher.

Nossos valores

  • Confiança
  • Integridade
  • Crença
  • Humildade
  • Respeito
  • Parceria
  • Protagonismo

Nossa missão

Mobilizar a sociedade para o enfrentamento do câncer de mama e da violência contra mulheres e meninas no Brasil.

+R$170 milhões

Investidos pela Avon em ações sociais

100%

de cobertura do território nacional

+350

projetos e ações apoiados

6 milhões

de mulheres impactadas

Mapa de impacto

Apoiamos projetos para levar informação segura e cuidados com a saúde e bem-estar a cada vez mais mulheres.

Em todas as regiões do país, apoiamos mais de 380 projetos que impactam 7,5 milhões de mulheres* com informação e cuidados com a saúde e bem-estar.

*Resultados acumulados desde 2003