Instituto Avon

“Coragem é a mais importante de todas as virtudes, pois sem ela não podemos praticar nenhuma outra virtude com consistência” Maya Angelou

ver manifesto

Editorial

Trabalhamos com coragem e otimismo para que mulheres e meninas vivam de forma segura, saudável e em seus próprios termos

 

A coragem é uma virtude definidora da mulher. Com essa certeza, afirmamos que o trabalho do Instituto Avon, desde 2003, nada mais é do que o exercício consistente e intencionado da coragem. A coragem de encarar a questão do câncer de mama de peito aberto e de estimular a todos – homens, mulheres e toda a sociedade – a falar sem medo sobre a violência contra mulheres e meninas. 

 

Como braço social da Avon – empresa privada que há mais de 130 anos conecta milhões de mulheres entre si e a uma vida com mais oportunidades – temos a missão de  apoiá-las na superação desses dois grandes obstáculos para o seu pleno desenvolvimento. Para tanto, alicerçamos o nosso impacto social na produção de conhecimento acionável sobre as causas, na articulação de projetos, iniciativas e trocas de informações com instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, no financiamento de projetos sociais de impacto transformador e no engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Nosso papel é dar as mãos às mulheres nesses momentos de maior fragilidade, muní-las de informações e cercá-las com uma rede de apoio para que possam se fortalecer e recomeçar. É a nossa forma de dizer, por meio de ações: você não está sozinha. 

 

Isso só é possível porque, ao nosso lado, temos uma imensa rede de parceiros e Consultoras de Beleza que nos permite alcançar, com informação e assistência, locais onde, por vezes, nenhuma outra organização ou entidade é capaz de chegar. Mas precisamos ir além. Por isso, junto à ONU Mulheres e à Fundação Dom Cabral, criamos a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que convoca o setor privado a se comprometer com a erradicação da violência contra mulheres no ambiente de trabalho, e o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra as Mulheres e Meninas, que tem o objetivo de reduzir os impactos da violência na vida de mulheres e meninas ao oferecer serviços de abrigamento e proteção e dar suporte para sua recolocação profissional.

 

No câncer de mama, causa à qual nos dedicamos desde a nossa fundação, temos investido fortemente no apoio à pesquisa e em ações que possam amplificar protocolos pioneiros e comprovadamente eficazes de diagnóstico e tratamento das mulheres em todo o país, com iniciativas como o Navegavon, uma tecnologia social de baixo custo para acompanhamento de pacientes oncológicos que pode salvar a vida de milhares de pacientes via SUS. 

 

Acreditamos que as mulheres são a força propulsora para a construção de uma sociedade mais próspera, justa e sustentável. Por meio dos mais de 400 projetos e iniciativas apoiados, estamos construindo pontes e removendo obstáculos para que elas exerçam todo o seu potencial e, sobretudo, encarem o futuro sem medo. 

 

Sigamos, corajosamente, juntos!

 

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon

Nosso Time

Conheça as pessoas que têm a missão de apoiar as mulheres na conquista de uma vida mais segura e saudável.

4889

Daniela Grelin

Diretora Executiva
Daniela Grelin lidera o Instituto Avon em suas iniciativas no enfrentamento da violência contra a mulher e no combate ao câncer de mama no Brasil. Ela promove a conscientização e engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos, levando estes temas tabu à pauta do debate público, promovendo o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. É colunista da revista Exame, escrevendo sobre temas relacionados à equidade de gênero e direitos das mulheres, membro do Conselho Consultivo ‘Elas Lideram’ do Pacto Global, do Conselho do Movimento Mulher 360 e do Conselho Superior Feminino da FIESP.
3931

Renata Rodovalho

Gerente de Causas
Renata Rodovalho é especialista em investimento social privado, responsabilidade social e voluntariado empresarial. Por três anos, esteve à frente da causa do Câncer de Mama no Instituto Avon e atualmente é responsável pela gestão estratégica de parcerias. Atuou como consultora em grandes empresas de diferentes setores no Brasil, organizando programas de voluntariado e estratégias de investimento social privado. Fundou, juntamente com outras profissionais da área, o Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial, que é hoje um dos principais fóruns de debate do tema no país.
388

Giuliana Borges

Coordenadora de Comunicação
Jornalista, formada pela Universidade de São Caetano do Sul, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Ao longo da carreira, já atuou em diversas frentes de comunicação, como interna, externa, digital, relações públicas e relações com a imprensa para diversos segmentos como varejo, produtos, serviços e venda-direta nas áreas de educação, eventos e social. Trabalhou na LEGO Education, HSM Educação, HSM Eventos, AVON e, desde 2016, é coordenadora de comunicação do Instituto Avon, braço social relacionado à saúde e direitos das mulheres da Natura &Co. Nos últimos anos, atuou diretamente com a área de relações com a imprensa, presença digital, endomarketing, relações com a força de vendas e consultoras de beleza e desenvolvimento de campanhas sociais nacionais e LATAM. Também está à frente da comunicação corporativa e institucional, liderando projetos de reputação, rebranding e relações com a marca. É responsável também por gerenciar os canais próprios, liderar o desenvolvimento dos relatórios sociais anuais e a comunicação estratégica da Coalizão Empresarial, um movimento formado por mais de 120 empresas, de diversos portes e segmentos, para o enfrentamento às violências contra meninas e mulheres.
4888

Beatriz Accioly

Coordenadora de Parcerias
Pesquisadora e gestora de projetos de impacto social. Atua com relações institucionais e governamentais, estratégias baseadas em evidências, advocacy, bem como avaliação e monitoramento de políticas públicas e corporativas. Especialista em violência contra mulheres, direitos humanos e acesso à justiça. Antropóloga, mestra e doutora pela Universidade de São Paulo, bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. Membro do Núcleo de Estudos Sobre os Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e do Grupo de Estudos sobre Gênero, Mídias e Desigualdades (GEMID), ambos do Departamento de Antropologia da USP. Autora dos livros "Caiu na net: nudes e exposição de mulheres na internet" (Ed. Telha, 2021) e "A lei nas entrelinhas: a Lei Maria da Penha e o trabalho policial" (Ed. Unifesp, 2018). É coautora do livro 'Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola' lançado pelo selo Reviravolta da editora Companhia das Letras (2016). Atualmente, é Coordenadora de Parcerias, Políticas Públicas e Gestão Estratégica no Instituto Avon, trabalhando com acesso a direitos fundamentais, relações institucionais e governamentais, monitoramento e avaliação de políticas e projetos, cidadania corporativa, estratégias baseadas em evidências e investimento social privado.
394

Mariana Lorencinho

Coordenadora de Projetos da Causa do Câncer de Mama
Mariana Lorencinho é graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista – Unesp -, pós-graduada em Gestão de Responsabilidade e Marketing Socioambiental e certificada em Gestão de Projetos de Desenvolvimento pela  Project Management for Development  (PMD Pró). Tem experiência em gestão de projetos, relações governamentais e parcerias no setor público e terceiro setor, com atuações na ONG Criança Segura - Safe Kids Brasil e no Instituto Oncoguia, onde coordenou o Canal Ligue Câncer, a Rede Mais Vida - formada por pacientes com câncer de mama - e outras parcerias.
4167

Ivanda Sobrinha

Coordenadora da Causa de Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres
Ivanda Sobrinha é graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social e pós-graduada em Gestão Pública pela UNIFESP. Sua trajetória inclui a coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Guarulhos, liderando projetos de articulação e acionamento de redes públicas, privadas e da sociedade civil voltados ao enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e capacitações de servidores e agentes públicos que fazem parte das redes de apoio. Atualmente, é Coordenadora da Causa de Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres do Instituto Avon.
4858

Jaqueline Marconi

Coordenadora de Pesquisa e Monitoramento de Dados
Jaqueline Marconi é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Big Data e Inteligência de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP). Com mais de 10 anos de experiência em pesquisa de mercado, já atuou em grandes multinacionais atendendo clientes nacionais e internacionais dos mais diversos segmentos de mercado, desde serviços até a indústria farmacêutica. Vem atuando como consultora de pesquisa para projetos sociais desde 2022. Atualmente, à frente da coordenação de pesquisa e monitoramento de dados do Instituto Avon e com uma abordagem mais humanizada para a compreensão do comportamento humano, busca mostrar que as pessoas transcendem os números e são mais do que estatísticas.
4892

Keila Grozdev Galli

Analista de Projetos
Graduada em Marketing de Varejo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduada em Administração e Finanças pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Keila atua há mais de 15 anos na área financeira e administrativa, tendo passado por importantes empresas privadas do segmento bancário, de engenharia, varejo e, no momento, no terceiro setor, atuando no Instituto Avon desde 2016. Keila apoia a gerência e a diretoria na elaboração de planilhas, relatórios, controles administrativos, financeiros e fiscais, além de ser responsável pela gestão e monitoramento de contratos e apoio administrativo e financeiros aos projetos, buscando sempre melhorias e inovações.
4115

Aline Silva Lima

Analista Junior de Projetos das Causas do Câncer de Mama e Violência Contra Mulheres
Aline é formada em Administração de Empresas na Universidade Anhembi Morumbi e atua como Analista de Projetos no Instituto Avon. Antes, foi Business Partner de RH no grupo Natura &Co.
4185

Emily Stella Oliveira

Jovem Aprendiz
Emily Stella participou ativamente de projetos relacionados à saúde e bem-estar da mulher, por meio do Comitê Estudantil de Direitos Humanos da Escola Francisco Voccio, e desde maio de 2023 atua como Jovem Aprendiz do Instituto Avon, auxiliando as áreas administrativa e de comunicação.

Nossa história

Desde 2003, apoiamos causas que mobilizam a sociedade para promover o empoderamento da mulher.

Criado em 2003 para expandir a visão de transformação social da Avon – empresa privada que já investiu mais de R$ 193 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil -, o Instituto Avon nasceu com a missão de identificar e materializar iniciativas e projetos que impactem, de forma positiva e perene, o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher. Primeiramente, o Instituto abraçou a causa do combate ao câncer de mama e, cinco anos depois, passou a liderar também ações pelo enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, dois dos principais desafios para a plena realização da mulher.

Hoje, o Instituto está representado em 100% do território brasileiro, por meio da rede de Consultoras de Beleza e seus parceiros, que disseminam informação e conscientização a milhões de pessoas, todos os dias, para que saibam como agir e onde buscar apoio.

Temos orgulho em ser referência no engajamento da sociedade frente a essas duas causas, com mais de 400 projetos e ações apoiados até o momento, beneficiando cerca de 5,3 milhões de mulheres.

Fact Sheet

Com missão, visão e valores claros, ampliamos o impacto das nossas ações para alcançarmos cada vez mais mulheres.

Nossa visão

Ser referência na articulação da sociedade para o empoderamento da mulher.

Nossos valores

  • Confiança
  • Integridade
  • Crença
  • Humildade
  • Respeito
  • Parceria
  • Protagonismo

Nossa missão

Mobilizar a sociedade para a atenção ao câncer de mama e o enfrentamento às violências contra meninas e mulheres no Brasil.

+R$193 milhões

Investidos pela Avon em ações sociais

100%

de cobertura do território nacional

+400

projetos e ações apoiados

+ 5 milhões

de mulheres beneficiadas

Mapa de impacto

Apoiamos projetos para levar informação segura e cuidados com a saúde e bem-estar a cada vez mais mulheres.

Atenção ao Câncer de Mama:

187 projetos
R$ 95,5 milhões doados
2,7 milhões de mamografias
516 mil ultrassonografias
41,3 mil diagnósticos positivos
4 milhões de pessoas beneficiadas
19 mil Consultoras de Beleza Embaixadoras da causa do câncer de mama

Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres:

241 projetos apoiados
R$ 50,7 milhões doados
+ 35 mil ligações para a Ângela (2020-22)
+ 180 Consultoras de Beleza acolhidas pelas Ângela (2020-22)
573 acolhimentos realizados pelo Programa Acolhe (2020-22)
+ 1,3 milhão de pessoas beneficiadas
+ 300 municípios habilitados a implantar o Programa Acolhe

 

*Câncer de Mama: resultados acumulados desde 2003; Violência contra Mulheres: resultados acumulados desde 2008.