Instituto Avon

“Coragem é a mais importante de todas as virtudes, pois sem ela não podemos praticar nenhuma outra virtude com consistência” Maya Angelou

ver manifesto

Editorial

Trabalhamos com coragem e otimismo para que mulheres e meninas vivam de forma segura, saudável e em seus próprios termos

 

A coragem é uma virtude definidora da mulher. Com essa certeza, afirmamos que o trabalho do Instituto Avon, desde 2003, nada mais é do que o exercício consistente e intencionado da coragem. A coragem de encarar a questão do câncer de mama de peito aberto e de estimular a todos – homens, mulheres e toda a sociedade – a falar sem medo sobre a violência contra mulheres e meninas. 

 

Como braço social da Avon – empresa privada que há mais de 130 anos conecta milhões de mulheres entre si e a uma vida com mais oportunidades – temos a missão de  apoiá-las na superação desses dois grandes obstáculos para o seu pleno desenvolvimento. Para tanto, alicerçamos o nosso impacto social na produção de conhecimento acionável sobre as causas, na articulação de projetos, iniciativas e trocas de informações com instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, no financiamento de projetos sociais de impacto transformador e no engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Nosso papel é dar as mãos às mulheres nesses momentos de maior fragilidade, muní-las de informações e cercá-las com uma rede de apoio para que possam se fortalecer e recomeçar. É a nossa forma de dizer, por meio de ações: você não está sozinha. 

 

Isso só é possível porque, ao nosso lado, temos uma imensa rede de parceiros e Consultoras de Beleza que nos permite alcançar, com informação e assistência, locais onde, por vezes, nenhuma outra organização ou entidade é capaz de chegar. Mas precisamos ir além. Por isso, junto à ONU Mulheres e à Fundação Dom Cabral, criamos a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que convoca o setor privado a se comprometer com a erradicação da violência contra mulheres no ambiente de trabalho, e o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra as Mulheres e Meninas, que tem o objetivo de reduzir os impactos da violência na vida de mulheres e meninas ao oferecer serviços de abrigamento e proteção e dar suporte para sua recolocação profissional.

 

No câncer de mama, causa à qual nos dedicamos desde a nossa fundação, temos investido fortemente no apoio à pesquisa e em ações que possam amplificar protocolos pioneiros e comprovadamente eficazes de diagnóstico e tratamento das mulheres em todo o país, com iniciativas como o Navegavon, uma tecnologia social de baixo custo para acompanhamento de pacientes oncológicos que pode salvar a vida de milhares de pacientes via SUS. 

 

Acreditamos que as mulheres são a força propulsora para a construção de uma sociedade mais próspera, justa e sustentável. Por meio dos mais de 400 projetos e iniciativas apoiados, estamos construindo pontes e removendo obstáculos para que elas exerçam todo o seu potencial e, sobretudo, encarem o futuro sem medo. 

 

Sigamos, corajosamente, juntos!

 

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon

Nosso Time

Conheça as pessoas que têm a missão de apoiar as mulheres na conquista de uma vida mais segura e saudável.

751

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon
Daniela Grelin é formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (SP), possui MBA pela Thunderbird School of Global Management (EUA) e formação no programa de Liderança Executiva da University of Pittsburgh - Joseph M. Katz Graduate School of Business (EUA). Como diretora executiva do Instituto Avon, ela lidera as iniciativas pelo enfrentamento das violências contra mulheres e meninas e o combate ao câncer de mama no Brasil, fomentando a conscientização e o engajamento de diferentes grupos de interesse da sociedade para transformar atitudes e comportamentos e promover o resgate das vítimas do isolamento ao empoderamento. Membro da célula de gênero da Rede de Diversidade e Inclusão da Avon e cofundadora da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, Daniela integra o grupo de colunistas da Exame e HuffPost.
3931

Renata Rodovalho

Gerente de Causas
Renata Rodovalho é especialista em investimento social privado, responsabilidade social e voluntariado empresarial. Por três anos, esteve à frente da causa do Câncer de Mama no Instituto Avon e atualmente é responsável pela gestão estratégica de parcerias. Atuou como consultora em grandes empresas de diferentes setores no Brasil, organizando programas de voluntariado e estratégias de investimento social privado. Fundou, juntamente com outras profissionais da área, o Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial, que é hoje um dos principais fóruns de debate do tema no país.
388

Giuliana Borges

Coordenadora de Comunicação
Giuliana é formada em Jornalismo pela Universidade de São Caetano do Sul e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Já atuou nas áreas de comunicação interna, externa e relações públicas para diversos segmentos como varejo, educação, eventos e venda direta, em empresas como Lego, HSM e Avon. Nos últimos cinco anos, está à frente, como coordenadora, da área de comunicação do Instituto Avon, braço social da Avon, atuando na área de saúde da mulher. Comunicação corporativa e institucional também fazem parte de suas atribuições, liderando projetos de rebranding e relações com a marca.
3932

Beatriz Accioly

Coordenadora de Parcerias, Pesquisa e Impacto
Beatriz Accioly é pesquisadora e gestora de projetos de impacto social, antropóloga, mestra e doutora pela Universidade de São Paulo e especialista em violência contra mulheres, desigualdades, direitos humanos e acesso à justiça no Brasil. Atua, também, com diversidade, equidade e inclusão, bem como advocacy, avaliação e monitoramento de políticas públicas e corporativas em resposta à violência baseada no gênero. É autora dos livros "Caiu na net: nudes e exposição de mulheres na internet" (Ed. Telha, 2021), "A lei nas entrelinhas: a Lei Maria da Penha e o trabalho policial" (Ed. Unifesp, 2018) e 'Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola' (Reviravolta/Companhia das Letras, 2016). Como Coordenadora de Violência contra Mulheres, Pesquisa e Impacto no Instituto Avon, atua como gestora de projetos e programas de impacto social, trabalhando com acesso a direitos fundamentais, monitoramento e avaliação de políticas e projetos, cidadania corporativa, estratégias baseadas em evidências e investimento social privado na área de violência baseada no gênero.
394

Mariana Lorencinho

Coordenadora de Projetos da Causa do Câncer de Mama
Mariana Lorencinho é graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista – Unesp -, pós-graduada em Gestão de Responsabilidade e Marketing Socioambiental e certificada em Gestão de Projetos de Desenvolvimento pela  Project Management for Development  (PMD Pró). Tem experiência em gestão de projetos, relações governamentais e parcerias no setor público e terceiro setor, com atuações na ONG Criança Segura - Safe Kids Brasil e no Instituto Oncoguia, onde coordenou o Canal Ligue Câncer, a Rede Mais Vida - formada por pacientes com câncer de mama - e outras parcerias.
4167

Ivanda Sobrinha

Coordenadora da Causa de Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres
Ivanda Sobrinha é graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social e pós-graduada em Gestão Pública pela UNIFESP. Sua trajetória inclui a coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Guarulhos, liderando projetos de articulação e acionamento de redes públicas, privadas e da sociedade civil voltados ao enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e capacitações de servidores e agentes públicos que fazem parte das redes de apoio. Atualmente, é Coordenadora da Causa de Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres do Instituto Avon.
402

Keila Grozdev Galli

Analista de Projetos
Graduada em Marketing de Varejo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduada em Administração e Finanças pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Keila atua há mais de 15 anos na área financeira e administrativa, tendo passado por importantes empresas privadas do segmento bancário, de engenharia, varejo e, no momento, no terceiro setor, atuando no Instituto Avon desde 2016. Keila apoia a gerência e a diretoria na elaboração de planilhas, relatórios, controles administrativos, financeiros e fiscais, além de ser responsável pela gestão e monitoramento de contratos e apoio administrativo e financeiros aos projetos, buscando sempre melhorias e inovações.
4115

Aline Silva Lima

Analista Junior de Projetos das Causas do Câncer de Mama e Violência Contra Mulheres
Aline é estudante de Administração de Empresas na Universidade Anhembi Morumbi e, antes de atuar no Instituto Avon, foi Business Partner de RH no grupo Natura &Co.
4185

Emily Stella Oliveira

Jovem Aprendiz
Emily Stella participou ativamente de projetos relacionados à saúde e bem-estar da mulher, por meio do Comitê Estudantil de Direitos Humanos da Escola Francisco Voccio, e desde maio de 2023 atua como Jovem Aprendiz do Instituto Avon, auxiliando as áreas administrativa e de comunicação.

Nossa história

Desde 2003, apoiamos causas que mobilizam a sociedade para promover o empoderamento da mulher.

Criado em 2003 para expandir a visão de transformação social da Avon – empresa privada que já investiu mais de R$ 180 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil -, o Instituto Avon nasceu com a missão de identificar e materializar iniciativas e projetos que impactem, de forma positiva e perene, o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher. Primeiramente, o Instituto abraçou a causa do combate ao câncer de mama e, cinco anos depois, passou a liderar também ações pelo enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, dois dos principais desafios para a plena realização da mulher.

Hoje, o Instituto está representado em 100% do território brasileiro, por meio da rede de Consultoras de Beleza e seus parceiros, que disseminam informação e conscientização a milhões de pessoas, todos os dias, para que saibam como agir e onde buscar apoio.

Temos orgulho em ser referência no engajamento da sociedade frente a essas duas causas, com mais de 400 projetos e ações apoiados até o momento, beneficiando cerca de 5,7 milhões de mulheres.

Fact Sheet

Com missão, visão e valores claros, ampliamos o impacto das nossas ações para alcançarmos cada vez mais mulheres.

Nossa visão

Ser referência na articulação da sociedade para o empoderamento da mulher.

Nossos valores

  • Confiança
  • Integridade
  • Crença
  • Humildade
  • Respeito
  • Parceria
  • Protagonismo

Nossa missão

Mobilizar a sociedade para a atenção ao câncer de mama e o enfrentamento às violências contra meninas e mulheres no Brasil.

+R$180 milhões

Investidos pela Avon em ações sociais

100%

de cobertura do território nacional

+400

projetos e ações apoiados

+ 5 milhões

de mulheres beneficiadas

Mapa de impacto

Apoiamos projetos para levar informação segura e cuidados com a saúde e bem-estar a cada vez mais mulheres.

Atenção ao Câncer de Mama:

187 projetos
R$ 95,5 milhões doados
2,7 milhões de mamografias
516 mil ultrassonografias
41,3 mil diagnósticos positivos
4 milhões de pessoas beneficiadas
19 mil Representantes Embaixadoras da causa do câncer de mama

Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres:

241 projetos apoiados
R$ 50,7 milhões doados
+ 35 mil ligações para a Ângela
+ 130 Representantes Avon acolhidas pelas Ângela (2020-22)
573 acolhimentos realizados pelo Programa Acolhe (2020-22)
+ 1,3 milhão de pessoas beneficiadas
+ 300 municípios habilitados a implantar o Programa Acolhe

 

*Câncer de Mama: resultados acumulados desde 2003; Violência contra Mulheres: resultados acumulados desde 2008.