LIGUE CÂNCER: AQUELA LIGAÇÃO QUE PODE SALVAR UMA VIDA

Saiba como funciona esse serviço que oferece informação e apoio valiosos para quem está enfrentando a doença

Receber a notícia de que está com câncer pode ser bastante difícil. Como se não bastasse esse desafio, saber por onde ir, que ações e passos tomar – desde médicos até procedimentos burocráticos - a partir do diagnóstico pode ser ainda mais confuso e aumentar a preocupação e insegurança que a doença traz. Onde posso marcar meus exames? Como devo me preparar para a quimioterapia? Como solicitar o auxílio doença? Aviso meu chefe? Quais meus benefícios?

 

Sabendo disso, o Instituto Oncoguia, instituição que desde 2009 ajuda a fortalecer e guiar pessoas que convivem com o câncer, criou, em 2012, o canal Ligue Câncer. O serviço consiste em um atendimento por telefone disponível para pacientes de câncer do Brasil todo, gratuitamente. Basta ligar para 0800 773 1666.  Além disso, o canal também atende familiares, público leigo e profissionais das áreas da saúde.

 

Do outro lado da linha, uma equipe preparada está a postos para dar informação confiável e de qualidade, além de oferecer acolhimento ao paciente. Por ano, o time do Ligue Câncer recebe cerca de 2000 ligações e orienta homens e mulheres sobre as providências a tomar. “Acolhemos pessoas inseguras, assustadas e muitas vezes sem saber qual o próximo passo diante de uma doença que precisa de agilidade. De perguntas simples - como o direito à isenção de um imposto - a problemas complexos - como a negativa de um tratamento pelo plano de saúde ou as enormes filas de espera do SUS -  sempre há o que ser feito”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

 

Em 2020, com a chegada da pandemia, o canal tornou-se ainda mais necessário. Afinal, segundo uma pesquisa feita pela instituição, cerca de 43% dos pacientes de câncer tiveram seu tratamento impactado, seja em adiantamento nos procedimentos, cancelamento ou dificuldade para marcar consultas.  Então, para reduzir isso, em junho de 2020, o Instituto Avon firmou um patrocínio ao Canal Ligue Câncer, para que ele pudesse oferecer ainda mais informação e apoio a tantas pacientes.

 

Com a chegada do Instituto Avon, o canal ganhou ainda mais força, já que passou a ser divulgado para milhares de Representantes e consumidoras da Avon - e , assim, ficou conhecido por milhões de mulheres de todo o Brasil.  “Com muita orientação personalizada, nenhum paciente precisa passar pelo câncer sozinho. Estamos sempre aqui e, com o Instituto Avon, chegaremos ainda mais longe”, conclui Luciana.

 

“O Ligue Câncer fez toda a diferença na pandemia, quando as pacientes muitas vezes estavam se sentindo desamparadas e preocupadas com sua situação de diagnóstico e tratamento, já que os atendimentos foram adiados ou até cancelados por causa dos avanços do coronavírus. Nosso apoio ao canal será além da crise da Covid-19 pois sabemos que informação e acolhimento nunca são demais para apoiar as mulheres que estão lidando com um câncer de mama", explica Mariana Lorencinho, coordenadora da causa de câncer de mama do Instituto Avon.

 

Canal Ligue Câncer

Telefone: 0800 773 1666 (Ligações gratuitas)

Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

Horário: das 10h às 17h