MAPA NACIONAL DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO É LANÇADO NO SENADO, EM BRASÍLIA

Plataforma inédita reúne os principais dados nacionais públicos e indicadores de violência contra as mulheres no país.

O dia 22 de novembro de 2023 representa uma data importante para o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas no Brasil com o lançamento do Mapa Nacional da Violência de Gênero, uma parceria entre o Instituto Avon, o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) do Senado Federal e a organização de jornalismo de dados Gênero e Número. A cerimônia de apresentação da plataforma foi realizada no Senado Federal, em Brasília, com a presença do ministro da Justiça, Flavio Dino, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a procuradora da Mulher do Senado, senadora Zenaide Maia, e a diretora da Secretaria de Transparência do Senado, Elga Mara Teixeira Lopes, compondo a mesa principal.

Gratuita e interativa, a plataforma está disponível para todas as cidadãs e cidadãos no http://www.senado.leg.br/omv/mapadaviolencia e reúne informações de cinco bases de dados: o Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp/MJSP); Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud/CNJ); SIM e Sinan, do Sistema Único de Saúde (SUS); e a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o OMV.

Uma das principais inovações do Mapa é o Índice de Subnotificação, que estima a quantidade de vítimas de violência que não procuram as autoridades policiais do país e, portanto, não são computadas para as estatísticas oficiais. O programa Fantástico, da Rede Globo, revelou com exclusividade os números alarmantes dessa subnotificação: seis em cada dez mulheres que sofrem violência não fazem registro policial.  

Fruto de uma parceria entre Estado e sociedade civil, o Mapa pretende contribuir para a qualificação e unificação de dados que poderão servir como subsídios para formulação e monitoramento de políticas públicas baseadas em evidências. Os números estão disponíveis em gráficos amigáveis que destacam séries históricas e recortes regionais e étnico-raciais. “O lançamento desta plataforma interativa é muito importante para pautarmos políticas públicas e ações focadas no enfrentamento das violências contra mulheres e meninas. Ela só se tornou possível graças a uma colaboração intensa e profícua entre o setor público (Senado) e organizações privadas como o Instituto Avon e a Gênero e Número”, afirma a diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin.

O Mapa foi destaque na imprensa de todo o país, com publicações no jornal Folha de S. Paulo, revista Marie Claire, no IG Delas, no G1 e nas versões impressas do jornal O Estado (MS) e O Estado de Minas.

Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher

Disponibilizada no Mapa Nacional da Violência de Gênero, a 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher traz o maior levantamento do país sobre o tema, com mais de vinte mil mulheres entrevistadas para esta edição. Realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV), ambos do Senado Federal, a pesquisa foi criada para servir de subsídio para a elaboração da Lei Maria da Penha e é realizada a cada dois anos, desde 2005.

Você pode consultá-la na plataforma Mapa da Violência ou em https://institutoavon.org.br/21diasdeativismo/mapa-da-violencia/