MAPA NACIONAL DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO É RECONHECIDO EM PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Plataforma reúne os principais indicadores de violência contra mulheres no Brasil.

O Mapa Nacional da Violência de Gênero, plataforma interativa que reúne os principais dados públicos de violência contra mulheres no Brasil, foi o primeiro projeto brasileiro a receber a premiação internacional Qlik Global Transformation Award, promovida pelo líder global em integração de dados, analytics e inteligência artificial, na categoria Impacto Global.

O evento foi realizado no início de junho em Orlando, Flórida, durante a conferência anual Qlik Connect 2024, que identifica e promove avanços na área de ciência e inteligência de dados, destacando iniciativas e organizações que utilizam dados de forma inovadora para impactar positivamente negócios e a sociedade.

Lançado em novembro de 2023, o Mapa é fruto de uma parceria entre o Senado Federal, por meio do Observatório da Mulher contra Violência (OMV) e DataSenado, o Instituto Avon e a organização de jornalismo de dados Gênero e Número. A plataforma também inclui a Pesquisa Nacional de Violência contra as Mulheres – a mais longa série de estudos sobre o assunto no país.

Uma das nossas frentes de atuação como organização que trabalha em prol dos direitos fundamentais das brasileiras é a produção de conhecimento e informação de qualidade por meio de iniciativas como Mapa, que viabiliza e facilita o acesso a dados e indicadores indispensáveis para abordar o problema da violência contra mulheres no Brasil. Dados de qualidade são meios de acesso à cidadania, instrumentos para a conscientização da sociedade e ferramentas para que instituições possam tomar decisões baseadas em evidências, monitorando nossas leis e políticas públicas, bem como criando e aprimorando soluções para mudar a realidade da população feminina do país, garantindo sua segurança e bem-estar”, explica Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon.

 

Sobre o Qlik Connect 2024

O evento teve mais de 100 sessões e workshops, incluindo o painel “Crie possibilidades com as soluções OEM incorporadas da Qlik”, que contou com a participação de Beatriz Accioly, Coordenadora de Parcerias do Instituto Avon, Marcos Ruben, Coordenador do Instituto DataSenado, e Pedro Leonardo, Supervisor de Tecnologia de Dados e Pesquisa do Instituto da DataSenado, para compartilharem a experiência de idealização e desenvolvimento do Mapa Nacional da Violência de Gênero.

Reunir dados sobre a violência contra a mulher no Brasil sempre foi um desafio. Desde a sua criação a Lei Maria da Penha já mostra a importância da busca por dados de qualidade, transparentes e acessíveis, sistematizados e unificados nacionalmente, como base da criação de políticas públicas mais próximas das necessidades reais das mulheres brasileiras. O Mapa Nacional da Violência de Gênero nasce com o propósito de contribuir para esta missão, por meio de boas parcerias e muito trabalho. A qualidade tecnológica da ferramenta agora está sendo premiada. Esperamos que este reconhecimento dê ainda mais força para o projeto, de modo que, ao lado de outros atores envolvidos nesta luta, consigamos melhorar o acesso a dados tão fundamentais para o enfrentamento da violência contra a mulher”, declarou Maria Teresa Prado, Coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal.