OUTUBRO ROSA: COMO SE INFORMAR, SE CUIDAR E CONHECER SEUS DIREITOS

Agenda completa de atividades e serviços do Instituto Avon oferece exames, orientação sobre direitos das pacientes e informação com especialistas sobre o câncer de mama.

Iniciada no final de setembro, com o lançamento oficial da campanha #QuemTemPeitoTemDireito, a agenda de ações do Outubro Rosa 2022 traz uma programação completa de atividades e serviços para quem deseja se cuidar, se informar e conhecer os direitos das pacientes com câncer de mama.

Reduzir a letalidade por câncer de mama no Brasil tem sido o principal objetivo do Instituto Avon nos últimos 18 anos. E sabemos que mais do que promover o acesso a exames – especialmente a mulheres com dificuldade de acesso a centros de saúde - precisamos oferecer informações confiáveis e de qualidade sobre a doença e os direitos das pacientes. Essa atuação multifocal é o que nos guia em todos os nossos projetos, incluindo a campanha #QuemTemPeitoTemDireito e as ações programadas para este Outubro Rosa”, afirma Mariana Lorencinho, coordenadora da causa de Atenção ao Câncer de Mama do Instituto Avon.

Confira a agenda de atividades e serviços, divulgue e participe!

 

CARRETA DE MAMOGRAFIA

A iniciativa oferece durante todo o ano mamografias para mulheres que não têm acesso aos exames onde residem, em todo o Brasil. No Outubro Rosa 2022, as carretas do Hospital do Amor e apoiadas pelo Instituto Avon estarão no Coletivo Pink, com profissionais especializados e condução do SUS.

Quando e onde: de 18 a 21/10, das 9h às 17h30, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. As vagas diárias para exames são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Quem pode fazer o exame: mulheres de 50 a 69 anos;

Quem NÃO pode fazer o exame? mulheres fora da faixa etária, mulheres que estejam amamentando, grávidas ou com possibilidade de gravidez (menstruação em atraso – nesse caso, é necessário o teste Beta HCG com resultado NEGATIVO para anexar ao cadastro);

Documentos para fazer o exame (cópias e originais): RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência. Não será possível realizar os exames na falta de documentos.

 

LIVE QUEM TEM PEITO TEM DIREITO - exclusivo para Representantes da Beleza Avon

No dia 18/10, às 18h30, vamos nos reunir com as Representantes da Beleza Avon para tirar todas as dúvidas sobre os riscos de desenvolver câncer de mama, sinais e sintomas e quais são os direitos das mulheres para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, com participação de especialistas em cada um dos assuntos.

Para participar, as Representantes devem acessar:  https://www.youtube.com/c/Est%C3%BAdioAvon

 

KIT DIGITAL PARA COMPARTILHAR

Vamos cuidar umas das outras compartilhando informação de qualidade! Clique aqui para baixar as peças de divulgação sobre os nossos direitos e a saúde das mamas e compartilhe com todos os seus contatos para fazer a informação chegar a quem precisa!

 

O que já rolou

Em 28 de setembro, o Instituto Avon marcou presença no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer - TJCC, onde foi apresentada a plataforma Panorama do Câncer de Mama no SUS, que compila os dados da pesquisa de mesmo nome, realizada pelo Instituto Avon e o Observatório de Oncologia, para apoiar os gestores públicos no desenvolvimento de iniciativas e políticas voltadas ao tema. E em 11 de outubro, o Instituto esteve no Seminário Desafios e Possibilidades para o Câncer de Mama no Brasil, realizado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, para discutir o cenário atual do câncer de mama no país, além da proposição de soluções e debates sobre políticas públicas para a redução da letalidade pela doença.

Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, e Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias Estratégicas, participaram do Seminário Outubro Rosa, transmitido ao vivo pela página oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.