OUTUBRO ROSA 2023

SE TOQUE, SE CUIDE, SE CONHEÇA, SE CONECTE

Há 20 anos, o Instituto Avon atua junto às mulheres na causa da detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Neste Outubro Rosa, queremos lembrar que, para enfrentar o câncer de mama, é necessário ter informação, apoio, cuidado e acesso aos direitos.

SAÚDE
DAS MAMAS

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo. Quando a doença é identificada no início e o tratamento acontece em tempo oportuno, as chances de cura chegam a

95%

E mesmo quando o diagnóstico não é tão precoce assim, existem muitas possibilidades de tratamento que garantem mais vida com qualidade. O importante é ficar atenta, se cuidar, buscar o diagnóstico e saber dos seus direitos para o tratamento e cuidados com sua saúde.

SE TOQUE

Se ligue, fique atenta, saiba que o câncer de mama é real e não pode ser ignorado. Existe muito que você pode e precisa fazer.

SE CUIDE

A lei garante benefícios e gratuidade em exames e realização do tratamento. É muito importante conhecer esses caminhos e se cuidar para diagnosticar e tratar o câncer de mama.

SE CONHEÇA

Esteja ciente do seu histórico familiar, de mudanças no seu corpo, de fatores de risco e da importância dos exames. Olhe para si mesma e procure ajuda se perceber qualquer mudança.

SE CONECTE

Existem redes de apoio que podem ser sua família, colegas, amigas, além de organizações como o Instituto Avon e o Canal Ligue Câncer, que podem e devem ser utilizados. Ninguém precisa estar sozinha.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama pode atingir pelo menos 74 mil mulheres por ano até 2025.

O câncer de mama pode ser tratado.
Quanto mais cedo a gente identifica o câncer de mama, maior a chance de cura.


O Brasil garante seu acesso ao tratamento. Há uma estrutura completa e preparada para você, tanto na rede pública, quanto na rede privada.


O câncer de mama é multifatorial.
Não há uma única causa.

FATORES DE RISCO

  • idade avançada (mulheres acima dos 40 anos têm maior chance)
  • histórico familiar da doença (mãe, avó, tia, irmã)
  • obesidade
  • sedentarismo
  • não ter amamentado até os 30 anos
  • consumo excessivo de álcool
  • tabagismo

Mas não se engane: 60 a 70% das mulheres que já apresentaram câncer de mama não se encaixam nesses fatores. Se ligue!

Se Cuide

O risco de câncer de mama é bem maior na faixa etária dos 40 aos 69 anos, mas pode surgir em qualquer idade na vida adulta.

Preste atenção no seu corpo e entenda sinais de mudanças em sua mama, se há algum nódulo, por exemplo.


Realize consultas periódicas e exames preventivos de rotina.


Lembre-se que a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é de que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografia anualmente.


A Lei dos 30 Dias garante que você receba um diagnóstico em até 30 dias, a contar da consulta com o especialista no SUS, e a Lei dos 60 Dias garante que você inicie o seu tratamento em até 60 dias, a partir da confirmação do diagnóstico .

Ligue Câncer - 0800 773 1666

  • Serviço nacional gratuito, nacional, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h.
  • Acessível a todas as pessoas que utilizam as redes pública ou privada de saúde.
  • Todas as suas dúvidas serão esclarecidas por especialistas, seja você um familiar, paciente ou profissionais de saúde.
  • Ajuda na resolução de questões relacionadas à jornada do paciente, oferecendo cuidado e acolhimento para apoiar, ouvir e ajudar.

Esses são sinais possíveis, mas não necessariamente indicam câncer de mama. Se perceber mudanças, procure imediatamente um médico, que realizará a consulta e pedirá exames para diagnosticar corretamente.

Não tenha medo e busque ajuda médica.

SINAIS

Caroço ou nódulo

Pele mais áspera ou coceira

Secreções que saem do bico do peito

Aspecto avermelhado em alguma área

Mudança de coloração

SE CONECTE

Você não está sozinha

Compartilhe essas informações com sua mãe, irmãs, amigas, avós, filhas, netas e todas as mulheres com quem tem contato, incentivando a realização de exames de rotina e apoiando aquelas que estão em suas jornadas como pacientes oncológicas.

Busque uma rede de apoio e conte também com o Canal Ligue Câncer do Oncoguia, um Instituto especializado para pacientes de câncer. Informação útil e de qualidade para salvar vidas!

E você, nossa Consultora de Beleza que quer saber mais e tirar dúvidas sobre a realização dos seus exames, tem um acesso exclusivo dentro do Ligue Câncer.

SEUS DIREITOS

Conheça as principais leis brasileiras relacionadas aos direitos de pacientes oncológicas.

  • Lei da Mamografia: toda mulher tem direito a fazer mamografia após os 50 anos a cada dois anos.
  • A lei também regulamenta que planos de saúde devem assegurar o melhor tratamento a seus pacientes.
  • Isenção do imposto de renda.
  • Pacientes que tiveram a mama retirada parcial ou totalmente têm direito a cirurgia plástica reparadora pelo SUS.
  • Em algumas cidades, a tarifa de transporte público é gratuita para pacientes em tratamento de câncer.
  • Se for necessário interromper o trabalho por conta do tratamento, o paciente pode solicitar o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Para mais informações e detalhes sobre esses direitos, entre em contato com o Ligue Câncer: 0800 7731666

JULIANA FRANCISCO

Médica mastologista

RITA DARDES

Médica Mastologista

Daniela Grelin

Diretora Executiva do Instituto Avon

Se você quer saber mais e ouvir as dicas da mastologista Rita Dardes, clique em nosso PODCAST INSTITUTO AVON e venha conhecer mais sobre o tema.

OUÇA O PODCAST AQUI

CONHEÇA MAIS,
SAIBA MAIS.

Clique e acesse a home do site do Outubro Rosa do Instituto Avon ou procure o canal Ligue Câncer no 0800 773 1666.