Paraíba recebe workshop ‘Respostas Eficazes às Violências contra as Mulheres’ e certifica 80 pessoas
O objetivo é aprimorar o atendimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência.
João Pessoa é a primeira capital, em 2018, a receber o Workshop de Acesso à Justiça do Programa Respostas Eficazes às violências contra as Mulheres, promovido pelo Instituto Avon.
Em seu terceiro ano, o evento oferece treinamento às organizações sociais e aos servidores das áreas de justiça, saúde e assistência social, com o objetivo de desenvolver um trabalho eficaz e integrado no suporte às vítimas de violência doméstica e sexual. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Hotel Manaíra, e contou com a presença de João Alves de Albuquerque - Delegado geral de Polícia Civil da Paraíba; da Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares e da Defensora Pública Geral do Estado da Paraíba, Maria Madela Abrantes Silva.
O treinamento multidisciplinar reuniu mais de 80 agentes públicos e representantes de organizações sociais focados em enfrentar a violência doméstica e as violências sexuais de forma coordenada. Entre as categorias participantes estiveram presentes: agentes policiais, promotoras, defensoras, magistradas, representantes das equipes multidisciplinares do Sistema de Justiça Criminal (psicólogos(as), advogadas(os) e assistentes sociais) e das entidades governamentais de mulheres. Ao longo deste período, o corpo docente conduziu com os participantes, discutiram estratégia de aprimoramento o atendimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência e elaboraram um plano de ação estadual para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolutividade de casos de violência contra as mulheres na Paraíba.
As próximas edições do workshop acontecerão em Goiânia (GO), entre 23 e 25 de julho, e Boa Vista (RR), entre 15 e 17 de agosto.
Respostas coordenadas no ambiente online
Durante a cerimônia de encerramento, a diretora do Instituto Avon apresentou a última pesquisa realizada pelo Instituto Avon, em parceria com a Folks Netnográfica que revela o quanto o ambiente online tem sido um forte aliado das mulheres para enfrentar as violências e assédios sofridos. Os dados levantados, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017, revelaram que os grupos reservados ao apoio de mulheres que sofrem violências na internet cresceram 211%.
“As ações de engajamento digital, criada por movimentos que falam sobre o assunto, são as maiores responsáveis por esse aumento. É o momento para que campanhas, instituições públicas e privadas, organizações sociais, grupos de apoio, imprensa e poder público incentivem as mulheres a falar, mas também tragam à mesa ações práticas que serão responsáveis por endereçar os problemas enfrentados por nós, mulheres. Esse é o propósito do workshop”, ressalta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.