PRÊMIO INSPIRADORAS 2021
As vencedoras nas sete categorias foram reveladas em uma emocionante noite conduzida por mulheres para reconhecer outras mulheres que transformam vidas.
A emoção deu o tom à noite do dia 23 de novembro, quando foram reveladas as grandes campeãs do Prêmio Inspiradoras, parceria do Instituto Avon com a plataforma feminina Universa, do UOL, para reconhecer e dar visibilidade a mulheres que se dedicam a transformar vidas por meio de ações e projetos focados em violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.
O evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Universa no YouTube, contou com a presença de mulheres igualmente fortes e atuantes pelas causas e direitos femininos. Conduzida com muita sensibilidade e carisma pela atriz e modelo Pathy Dejesus, a premiação teve participações emocionantes da premiada escritora Conceição Evaristo, da cantora Paula Lima, da apresentadora Fernanda Lima, da modelo Fernanda Motta, da cantora e apresentadora Sabrina Parlatore, da atriz Glamour Garcia, da jornalista Gabriela Prioli e da cantora Tiê.
Nesta 1ª edição, 21 iniciativas concorreram em sete categorias, cujas vencedoras foram:
- Acesso à Justiça: Livia Sant´Anna Vaz, pelo trabalho com o aplicativo Mapa do Racismo e da Intolerância Religiosa;
- Conscientização e Acolhimento: Dandara Rudsan, com o núcleo de acolhimento das mulheres em situação de violência Nepaz;
- Inovação em Câncer de Mama: Hilka Espírito Santo, mastologista que organizou uma força-tarefa para operar pacientes de câncer de mama durante a pandemia;
- Informação para a Vida: Carmen Zannotto, deputada criadora de duas leis que garantem agilidade na detecção e tratamento do câncer pelo SUS;
- Equidade e Cidadania: Luiza Batista, por seu trabalho à frente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas;
- Esporte e Cultura: Aretha Duarte, primeira mulher negra latinoamericana a alcançar o cume do Monte Everest, cuja viagem foi parcialmente custeada com a coleta e venda de materiais recicláveis;
- Representante Avon: Marielle Rezende, criadora do Recicla Vidas, um projeto para melhorar a qualidade de vida de coletores de recicláveis em Poços de Caldas (MG).
Também foi entregue uma menção honrosa à presidente da Fundação Osvaldo Cruz, Lísia Trindade Lima, por sua atuação na produção e aprovação de uma das principais vacinas contra a Covid-19.
Para Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL, saber que existem tantas mulheres que trabalham por um país melhor nos enche de esperança. “Não é por acaso que esse prêmio tem o nome de Inspiradoras. É um lembrete de que todas nós podemos contribuir para uma sociedade mais justa e equânime”, afirmou.
Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, celebrou a oportunidade de conhecer de perto tanto projetos de todo o Brasil voltados à saúde, segurança e qualidade de vida das mulheres. “Para chegar às histórias das finalistas, navegamos por muito mais histórias e projetos inspiradores. Cada uma das finalistas do Prêmio Inspiradoras já é uma vencedora”.
Assista ao Prêmio Inspiradoras 2021 no canal da Universa no YouTube.