PRÊMIO INSPIRADORAS CELEBRARÁ 8 MULHERES QUE TRANSFORMARAM OUTRAS MULHERES

Regina Célia Barbosa nos conta mais detalhes sobre essa iniciativa em parceria com a Universa.

No próximo dia 23/11, 21 mulheres estarão ansiosas para saber quais delas serão as 7 premiadas na 1ª edição do Prêmio Inspiradoras, iniciativa do Instituto Avon em parceria com a Universa, plataforma feminina do UOL, que reconhece e dá visibilidade a mulheres que se dedicam a transformar vidas por meio de ações e projetos focados em violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. 

 

“Violência e câncer de mama são nossos temas prioritários o ano todo e todos os anos, mas diante da pandemia de COVID-19, em que mulheres ficaram presas em suas casas com seus possíveis agressores e em que os diagnósticos de câncer de mama ficaram fortemente represados, trazer este prêmio com um parceiro tão importante como a Universa é de suma importância. Estamos falando sobre ampliar a voz de cada mulher que atua pela causa, fortalecer seus projetos e, ao mesmo tempo, aumentar as possibilidades de que as informações e apoio cheguem a cada mulher de nosso país. Este é  o nosso maior objetivo”, afirma Mariana Lorencinho, coordenadora de Projetos da causa do Câncer de Mama do Instituto Avon. 

 

Os nomes das vencedoras serão revelados em um evento com transmissão ao público pelos canais do Universa no Facebook, Youtube e Twitter

 

Para conhecer as histórias das mulheres, clique aqui. 

 

“O Instituto Avon trabalha para que as brasileiras possam viver de forma segura e saudável, promovendo ações e iniciativas que apoiem, acolham e conscientizem as pessoas. O Prêmio Inspiradoras é o caminho que encontramos para contar e reconhecer histórias de pessoas reais que se dedicam a mudar realidades e a fazer do nosso país um lugar mais justo”, ressalta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. 

 

Nesse ano também haverá uma menção honrosa intitulada “Elas contra a COVID-19”, criada para reconhecer mulheres à frente de iniciativas nas variadas áreas que contribuíram para o enfrentamento à pandemia no Brasil. 

 

Para saber mais detalhes dessa premiação, fomos conversar com Regina Célia, gerente de Causas do Instituto Avon e que está à frente do projeto. Confira:

  

 

O que a parceria com a Universa, do UOL, traz para esse reconhecimento?

 

O Instituto Avon tem 18 anos de experiência com a Causa do Câncer de Mama e 13 anos com a Causa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Esse tempo define o que é e o que faz de melhor o Instituto Avon: pensar, agir e engajar pessoas para cuidar, orientar e promover para as mulheres o acesso às informações para alcançar os seus direitos. Direito à saúde, à justiça e à vida.

 

O nosso primeiro guiding policy tem como foco de atuação cuidar das mulheres e seus desafios. Deste modo, os obstáculos são enfrentados alinhando estratégias de atuação, com base no cuidar, aproximando a causa do câncer de mama e da causa do enfrentamento à violência. 

 

Comunicar essa estratégia dependia de um canal de informações que também tivesse a expertise com pautas de interesse social e que focasse no contexto das vulnerabilidades. E, neste sentido, a parceria com a UOL está sendo de extrema relevância para fluir informações com um nível excelente de criticidade, assertivas e consistentes alcançando, democraticamente, segmentos plurais e contemporâneos. 

 

Qual a importância do Prêmio Inspiradoras, sobretudo neste ano? 

 

Eu costumo dizer que nenhuma pessoa vive sem inspiração. E a inspiração tem como essência o reconhecer. No nosso caso reconhecer o ser humano mulher; o ser de coragem, de ousadia, determinada, o ser de ternura, sua competência e todos os atributos que constituem a sua condição de empoderamento onde quer que ela esteja. Na periferia ou na academia, na empresa ou na escola, na arte ou no laboratório, na cultura ou na política, na justiça ou na saúde. Em qualquer lugar ou situação, reconhecemos as mulheres que exercitam no seu dia a dia, o olhar para si mesmas olhando para outras mulheres em qualquer nível de vulnerabilidade com um olhar que inspira e produz a inspiração. Neste período com mais de 1 ano de pandemia, nós do Instituto Avon, ao tomar conhecimento de histórias incríveis de mulheres, em todo o Brasil, que não só estão se superando, mas não aceitam estarem só neste processo de superação; ficamos impactados com a forma como cada uma engajou a sua comunidade, acolhendo, atendendo, cuidando de outras mulheres e famílias. Não era possível ler as histórias e ouvir narrativas e não reconhecer as vidas que nos inspiram em meio a tantos desafios num contexto pandêmico que envolve literalmente vida e morte.

 

Por que é tão relevante manter esse tipo de reconhecimento?

 

Por acreditar que a nossa humanidade como essência prevalece diante das incertezas, da escassez e por fim diante do caos. Ao reconhecer que para ser mulher - como afirma o poeta - é preciso ter garra, é preciso ter força e graça sempre. Nós, do Instituto Avon, não podemos deixar de reconhecer o compromisso, o cuidado e a disponibilidade de todas as mulheres que, nos quatro cantos do Brasil, saíram do seu lugar de dor para se tornarem esperança, presença e socorro para as que estavam em situação de alta vulnerabilidade. Essas mulheres se tornaram inspiradoras para toda a sociedade. E reconhecer é o que melhor podemos fazer e nossa forma de expressar: você não está sozinha!

 

Vote

 

A votação para o Prêmio Inspiradoras é aberta e já está acontecendo. Entre aqui e vote para as sete categorias: Acesso à Justiça, Conscientização e Acolhimento, Inovação em Câncer de Mama, Informação para a Vida, Equidade e Cidadania, Esporte e Cultura e Representante Avon. Quer saber melhor sobre cada uma delas? Acompanhe as lives com as concorrentes no Instagram e Facebook do instituto Avon e do Universa. 

 

Lives com finalistas Prêmio Inspiradoras

 

- 3/11 : Categoria Inovação em Câncer de Mama

 

- 4/11: Categoria Informação para a Vida

 

- 5/11: Categoria Representantes 

 

- 9/11: Categoria Conscientização e Acolhimento 

 

- 10/11: Categoria Acesso à Justiça

 

- 11/11: Categoria Equidade e Cidadania

 

- 12/11: Empoderamento, Esporte e Cultura