PROGRAMA ACOLHE CHEGA À BAHIA EM ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE INSTITUTO AVON E O ESTADO

Iniciativa é voltada ao acolhimento e capacitação de mulheres vítimas de violência.

Tendo o fortalecimento da rede de apoio a mulheres e meninas como uma de suas frentes de atuação, o Instituto Avon esteve na Bahia, ao lado do Instituto para Desenvolvimento Sustentável (INDES) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), para a assinatura de um Termo de Cooperação para implantação do Programa Acolhe no Estado.
Os números da violência reforçam a urgência dessa parceria. Com cerca de 11 mil mulheres agredidas entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), e taxa de feminicídio de 1,5 para cada 100 mil habitantes, segundo levantamento do ano passado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia ostenta o triste título de um dos Estados mais violentos para as brasileiras.
"Parcerias como essa são de extrema importância para o fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento das violências contra mulheres. Além disso, esse acordo também reforça o protocolo de feminicídio da Bahia, oficializado em 2019 e coordenado pela Secretaria de Política para as Mulheres", afirmou a gerente de Causas do Instituto Avon, Regina Célia Barbosa, que foi à Bahia acompanhada por Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias, e Ana Costa, vice-presidente de Legal e General Counsel da Avon.
Para Julieta Palmeira, secretária estadual de políticas para as mulheres da Bahia, a chegada do programa traz ainda mais força aos mecanismos de enfrentamento da violência contra mulheres no estado. "A implementação do Acolhe na Bahia significa qualificação do acolhimento às mulheres em situação de violência, fortalecendo as redes locais de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de ser um apoio aos municípios nessa ação de acolhimento humanizado, tem representado também qualificação das casas de abrigamento temporário, nem sempre com espaço adequado. A parceria nessa ação representa a busca de uma proteção mais efetiva às mulheres em situação de violência, objetivo que deve unir governo e sociedade. Para o setor corporativo, significa compromisso social".
O acordo celebrado na Bahia se estende aos municípios de Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Simões Filho e Lauro de Freitas, que assinaram um Termo de Adesão com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. A entidade é responsável por estabelecer um plano de gestão e fiscalizar a execução do programa, além de elaborar um relatório técnico para monitoramento e avaliação bimestral.
Programa Acolhe
Iniciativa do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Projeto Acolhe foi idealizado pelo Instituto Avon, com apoio técnico do INDES, para acolher e capacitar mulheres vítimas de violência, oferecendo a elas e seus filhos abrigamento temporário em hotéis e as ferramentas para a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia, como apoios psicológico, jurídico e social, além de capacitação profissional.
Impacto em números
  • 328 atendimentos já realizados pelo programa
  • 94 mulheres hospedadas
  • 111 acompanhantes acolhidos
  • 143 municípios habilitados a usar o programa
  • 76 municípios já solicitaram atendimento
Como fazer parte desse movimento
Ao se tornarem membros do Fundo ISP, empresas e instituições que se identifiquem com a causa podem colaborar com suporte financeiro ou apoio em serviços para fortalecer as redes de apoio na oferta de proteção, acolhimento e cuidado a um número ainda maior de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.
"A ampliação das redes de proteção às mulheres em todo o país está diretamente ligada ao crescimento da nossa rede de apoiadores, que podem ser empresas ou pessoas físicas. Todos que quiserem somar forças são bem-vindos", finaliza Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon.