PROGRAMA ACOLHE CHEGA AO ESPÍRITO SANTO
Parceria entre governo estadual e Fundo ISP visa expandir e potencializar redes de atendimento, acolhimento e proteção à população feminina local.
A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) do Espírito Santo se uniu ao Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, para assinar um acordo de cooperação para a implementação do Programa Acolhe no estado.
“Esse programa já chegou a 300 municípios e agora a gente traz para todo o estado do Espírito Santo, colocando a mulher no centro e propondo soluções eficazes baseadas em uma rede de colaboração”, afirmou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, em entrevista ao jornal ESTV, da TV Globo local. Clique aqui para assistir à matéria completa.
A iniciativa é um dos pilares do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor em 2020, e prevê o fortalecimento de serviços públicos de acolhimento e proteção à população feminina em circunstâncias de violência. O programa oferece abrigamento alternativo temporário de até 15 dias em hotéis da Accor para mulheres e seus dependentes, além de pensão completa, serviços de lavanderia, internet, atendimento social, psicológico e orientação jurídica, bem como o trabalho em conjunto com a rede multidisciplinar de acesso a direitos das mulheres de cada município.
A concretização da parceria ocorreu durante 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, em Vila Velha (ES), e contou com a presença da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, e Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. O objetivo do evento, realizado desde 2015, é promover o diálogo entre redes multidisciplinares de profissionais da segurança pública e defesa nacional, comunidade acadêmica e sociedade civil, visando o bem-estar da população brasileira.
"Nós começamos a viabilizar essa parceria com a Rede Acolhe no início deste ano e agora a estamos consolidando, fortalecendo a rede de abrigamento para mulheres vítimas de violência ou em situação de violência em nosso Estado. Reconhecemos que a Rede Acolhe é uma rede já consolidada em todo o país, com experiência na contratação de vagas em hotéis para mulheres em situação vulnerável. Aqui no Espírito Santo, conseguimos inovar de forma regional, expandindo essa parceria para atender todas as regiões do Estado”, afirmou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
“Reconhecemos a importância de atuarmos em conjunto com instituições públicas e privadas para transformar, efetivamente, a realidade de tantas brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à violência de gênero. Consolidar mais uma parceria para a implementação do Acolhe é, justamente, mais uma maneira de aprimorar políticas e serviços de assistência e proteção para as mulheres, garantindo meios para que possam reivindicar seus direitos e viver com mais autonomia, confiança e tranquilidade”, reforçou Daniela Grelin.
O Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas também conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável pela sua gestão, e do Bem Querer Mulher, que fornece suporte técnico ao Acolhe. Até setembro de 2023, o programa viabilizou mais de 4.900 diárias para mulheres que necessitavam de abrigo seguro e 2.073 agentes de redes públicas de enfrentamento à violência de gênero foram impactados. Atualmente, 346 cidades de 24 estados estão habilitadas a utilizar o Acolhe e cerca de 26 capacitações para a utilização do Formulário Nacional de Risco já foram realizadas.
“A nossa missão é cuidar de todos nossos clientes com zelo, generosidade e dedicação. O Programa Acolhe nos permite receber as vítimas de violência doméstica e seus filhos com muito carinho em nossos hotéis. As equipes da Accor sentem-se muito honradas e felizes em fazer parte desta iniciativa que transforma vidas”, comentou Jefferson Maioli, gerente de um dos hotéis do programa.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o Espírito Santo possui, atualmente, uma média diária de 57 mulheres afetadas por crimes como feminicídio, violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Somente entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 13.980 casos de violência doméstica, quase 450 ocorrências a mais do que o mesmo período em 2022. Além disso, cerca de 70,4% dos casos ocorrem dentro de residências.
Capacitação para a Rede dos Municípios
Ainda durante a realização do 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, na quinta-feira (26), a Secretaria Estadual das Mulheres reunirá equipes dos 78 municípios capixabas que integram as redes de apoio e proteção à população feminina local para um treinamento, uma vez que podem ser encaminhadas para o Acolhimento Provisório mulheres de qualquer município.
O Instituto Avon também estará presente novamente, desta vez por meio de Beatriz Accioly, coordenadora de parcerias, pesquisa e impacto da organização, que será responsável por oferecer essa formação para as equipes locais. Também serão convidadas representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) e do Plantão Especializado da Mulher da Polícia Civil (PEM).