PROGRAMA ACOLHE CHEGA AO ESPÍRITO SANTO

Parceria entre governo local e Fundo ISP visa expandir e potencializar redes de atendimento, acolhimento e proteção à população feminina local e seus dependentes em situação de violência.

A Secretaria Estadual das Mulheres do Espírito Santo se uniu ao Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, para assinar um acordo de cooperação para a implementação do Programa Acolhe no estado.

O programa já chegou a 300 municípios pelo país e agora trazemos para todo o estado do Espírito Santo, colocando a mulher no centro e propondo soluções eficazes baseadas em uma rede de colaboração”, afirmou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, em entrevista ao jornal ESTV, da TV Globo local. 

A concretização da parceria aconteceu durante o 3º Congresso Internacional de Segurança e Defesa, em Vila Velha (ES), e contou com o treinamento ministrado por Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias, Pesquisa e Impacto do Instituto Avon, às equipes dos 21 municípios capixabas que integram as redes de apoio e proteção à população feminina local. 

Para Jacqueline Moraes, secretária de Estado das Mulheres, a experiência do Programa Acolhe será fundamental para fortalecer a rede de abrigamento para mulheres capixabas em situação de violência. “Começamos a viabilizar essa parceria no início do ano e agora a consolidamos e expandimos para atender a todas as regiões do estado”, concluiu.

De acordo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Espírito Santo registra, atualmente, uma média diária de 57 crimes contra mulheres, entre feminicídios e violências física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. De janeiro a agosto de 2023, foram registrados 13.980 casos de violência doméstica, quase 450 ocorrências a mais do que o mesmo período em 2022. 

No RS, Acolhe é apresentado como boa prática no XV Fonavid

No final de outubro, o Instituto Avon participou como expositor nas oficinas de boas práticas do XV Fonavid - Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, realizado em Porto Alegre (RS).

Durante a exposição, foram apresentados os resultados do Programa Acolhe no Rio Grande do Sul, estado que aderiu ao acordo de cooperação técnica para implantação do programa em abril de 2022”, informou Ivanda Sobrinha, coordenadora da causa de Enfrentamento às Violências Contra Meninas e Mulheres do Instituto Avon.

 

Sobre o Acolhe

Iniciativa do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Programa Acolhe foi idealizado pelo Instituto Avon e Rede Accor, com apoio técnico do INDES, para acolher e capacitar mulheres em situação de violência, oferecendo a elas e seus filhos abrigamento temporário em hotéis e as ferramentas para a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia, como apoios psicológico, jurídico e social, além de capacitação profissional.