PROGRAMA ACOLHE CHEGA AO PARÁ

Parceria com o governo do estado prevê acolhimento de mulheres em situação de violência.

Nesta quarta, 10 de maio, o Instituto Avon e a Secretaria de Estado das Mulheres do Pará firmaram parceria para acolhimento de mulheres em situação de violência por meio do Programa Acolhe, que já ofereceu mais de 4.500 diárias para abrigamento temporário em hotéis e 1.176 atendimentos em 166 municípios de 19 estados brasileiros. 

Além de oferecer o abrigamento e acolhimento humanizados e de qualidade, o programa é também um importante incentivo para que as mulheres possam conquistar a autonomia para romper ciclos de violência e se fortalecer física e mentalmente. É importante para as acolhidas saber que estarão acompanhadas de seus dependentes, em segurança e assistidas para reiniciarem suas trajetórias em seus próprios termos”, explica Daniela Grelin.

O termo foi assinado no Palácio dos Despachos e contou com a presença de Hana Ghassan, vice-governadora do Pará; Paula Gomes, secretária das Mulheres; Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon; e Paulo Massi Dallari, diretor de relações governamentais de Natura&Co.

Para Paula Gomes, secretária de Estado das Mulheres do Pará, essa ação é fundamental para ampliar a rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Estado. “É importante firmar parcerias com entidades como o Instituto Avon, e assim aumentar nossa capacidade de cuidar dessas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. Juntas vamos trabalhar para garantir que as cidadãs do Pará tenham a segurança e o apoio necessário para recomeçarem suas vidas com segurança e dignidade”, concluiu.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), o Pará teve 49 registros de feminicídio em 2022.  Em janeiro e fevereiro deste ano, o estado contabilizou sete ocorrências do tipo.