PROGRAMA ACOLHE CHEGA AO PARANÁ

Parceria entre governo do estado e Fundo de Investimento Social Privado visa fortalecer rede pública de atendimento e proteção à população feminina da região.

Chegamos ao Estado do Paraná para expandirmos cada vez mais a nossa missão de fazer com que mais mulheres possam reivindicar seus direitos e romper ciclos de violência com segurança, garantindo sua autonomia e bem-estar. Observar a transformação que é possível realizar nas vidas de tantas brasileiras quando o setor privado se une a instituições públicas é o que nos move”, afirmou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, sobre a assinatura do acordo de cooperação para implementar o Programa Acolhe no estado.

A oficialização da parceria, firmada entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) do Paraná e o Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, aconteceu durante a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres. Estiveram presentes o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Jr., a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e a diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin.

O programa é um dos pilares de atuação do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor em 2020 com apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável pela sua gestão, e do Bem Querer Mulher, que fornece suporte técnico para o seu funcionamento. Além de oferecer abrigamento alternativo temporário de até 15 dias em hotéis da Accor para mulheres em situação de violência e seus dependentes, o Acolhe oferece pensão completa, serviços de lavanderia, internet, atendimento social, psicológico e orientação jurídica e conta com o auxílio da rede multidisciplinar de acesso a direitos femininos de cada município para sua realização.

Desde a sua fundação, o programa viabilizou mais de 600 diárias para mulheres que necessitavam de abrigo seguro e impactou 2 mil agentes de redes públicas de enfrentamento à violência de gênero. Atualmente, mais de 300 municípios estão habilitados a utilizar o Acolhe.

A parceria com o Instituto Avon para implementar o Programa Acolhe é uma iniciativa pioneira de hospedagem emergencial para mulheres e seus filhos em situações de violência doméstica e familiar. Este programa não apenas fornece refúgio seguro, mas também se dedica à reconstrução de vidas, complementando a rede de apoio existente. Destaco a importância desta colaboração, que não envolve repasses de recursos públicos, unindo esforços entre o Estado, o Instituto Avon e o INDES. Agradeço à Daniela Marques Grelin, Diretora-executiva do Instituto AVON, por juntar-se a nós nesta jornada essencial. Este é um passo fundamental na luta contra a violência doméstica, marcando um momento histórico para o Paraná na criação de um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres”, afirmou Leandre Dal Ponte, Secretária da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Paraná.

Capacitação da rede de apoio

Ainda no Paraná, durante a I Jornada Técnica de Política para Mulheres, Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias, Pesquisa e Impacto do Instituto Avon, apresentará o Programa Acolhe e capacitará profissionais da rede pública de enfrentamento à violência local.

De acordo com o Mapa Nacional da Violência de Gênero – projeto resultado de uma parceria entre o Instituto Avon, Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal e a organização de jornalismo de dados Gênero e Número – cerca de 50.671 ocorrências policiais de violência contra mulher foram registradas no Paraná entre janeiro e outubro de 2023, incluindo casos de ameaças, assédio sexual, estupro, feminicídio, importunação sexual, lesão corporal e stalking.