PROGRAMA RECOMEÇA, DE NATURA &CO E INSTITUTO AVON, OFERECE OPORTUNIDADES DE EMPREGO A MULHERES BAIANAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Assinatura do acordo com TPC e prefeitura de Simões Filho aconteceu no último dia 23 de março.

Contribuir para a autonomia financeira e o bem-estar das mulheres, por meio de iniciativas que promovam a equidade, é um dos pilares para ajudar a quebrar o ciclo da violência doméstica. Esse é o princípio do Programa Recomeça, lançado por Natura &Co e Instituto Avon na cidade de Simões Filho (BA).

Desenvolvido de forma pioneira no estado, em parceria com a operadora logística TPC e a prefeitura local, o programa  tem o objetivo de criar vagas nos processos de contratação de pessoal de Natura &Co América Latina para mulheres em situação de vulnerabilidade social decorrente da violência doméstica e familiar. A assinatura do termo de cooperação, no último dia 23 de março, aconteceu no centro de distribuição da holding no município, com a presença de Ana Costa, vice-presidente de assuntos jurídicos e de relações governamentais de Natura &Co América Latina; Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon; Jurailson Andrade, diretor financeiro da TPC, e o prefeito de Simões Filho, Diógenes “Dinha” Tolentino.

A operadora logística TPC, em conjunto com a prefeitura, realizará o processo seletivo para contratação de mulheres devidamente cadastradas no programa de atendimento a mulheres vítimas de violência da cidade. Também são elegíveis mulheres que estejam sendo atendidas pelo Programa Acolhe, do Instituto Avon. Todas devem atender aos requisitos de qualificação profissional necessários para o cumprimento da função no centro de distribuição. A identidade das trabalhadoras contratadas no âmbito do Programa será mantida em sigilo pelas empresas envolvidas, sendo vedados quaisquer tipos de divulgação ou discriminação no exercício das suas funções.

Para garantir um ambiente de trabalho adequado ao acolhimento dessas mulheres, as equipes de Natura &Co América Latina serão treinadas pelo Instituto Avon, que também terá a responsabilidade de avaliar o Programa e emitir a certificação do seu cumprimento para as empresas.

Para o Instituto Avon, é uma honra e uma grande oportunidade colaborar com um compromisso tão relevante como esse em Simões Filho. Desde 2008, trabalhamos, todos os dias, com a causa do enfrentamento à violência contra meninas e mulheres para transformar a realidade da população feminina por meio da conscientização e da aproximação com as redes de apoio. A capacitação que realizaremos com os colaboradores permitirá à empresa impactar, de forma positiva, o bem-estar e a saúde física e psicológica das mulheres que vivenciaram diferentes tipos de agressão. A iniciativa busca apoiá-las na superação deste momento de fragilidade, contribuindo para que encerrem ciclos de violência e garantam sua autonomia”, afirma Daniela Grelin.

A capacitação, segundo a executiva, abordará aspectos como as fases do ciclo da violência doméstica, tipos de condutas às quais essas pessoas foram expostas, acolhimento, redes de apoio adequados e a Lei Maria da Penha. Também abordará a importância do mercado de trabalho para que essas mulheres possam viver em seus próprios termos. Participam da primeira edição do treinamento líderes de equipes, gestores e pessoas do departamento de RH do centro de distribuição na cidade.

Ana Costa explica que a escolha por dar início ao programa em Simões Filho se deu em razão do envolvimento dos entes públicos locais com a causa. O município conta com uma base de dados consolidada e já realiza trabalho prévio de alocação de mulheres vítimas de violência e contato com as empresas: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebe dados atualizados da Secretaria Municipal de Política para Mulheres em convênio com a Polícia Militar, um fluxo estruturado que permite viabilizar a iniciativa com mais facilidade.

O Programa Recomeça se conecta profundamente com os valores de Natura &Co, sobretudo na causa de enfrentamento à violência contra mulheres, que tem no Instituto Avon um dos principais expoentes. Para atender a uma demanda frequente de reinserção profissional dessas mulheres, o Programa prioriza a experiência de mais de 20 anos do Instituto no tema, bem como o repertório do governo local para a construção de políticas públicas sólidas. Isso não apenas viabiliza a contratação dessas mulheres, mas também a sua permanência e seu bem-estar para que possam recomeçar as suas vidas ”, acrescenta a executiva.

Para o prefeito Dinha Toledo, trata-se de uma parceria relevante, que chega para se somar às atividades que a prefeitura já executa em prol das mulheres vítimas das mais diversas formas de violência. “A partir de agora, com muita felicidade, o nosso município passa a fazer parte deste Programa. É assim, com união e ações concretas, como o pagamento do auxílio financeiro da Lei Maria da Penha e o acolhimento no nosso Centro de Referência de Atendimento à Mulher [Cram], que seguimos trabalhando e fortalecendo a rede de apoio às mulheres da nossa cidade. Esse é o legado que deixaremos para a atual e futuras gerações”, expressou o mandatário.

Atuamos há 22 anos em Simões Filho e sabemos da importância dos programas sociais para a comunidade. Ao apoiar as vítimas de violência doméstica e oferecer a elas a oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, o Recomeça simboliza a inclusão, que é justamente uma das bandeiras defendidas por nós”, diz o presidente da TPC, Luis Eduardo Chamadoiro. A empresa, que faz parte da JSL, presta serviços logísticos à Natura e Avon desde 2010.