SPFC E ÂNGELA ENTRAM EM CAMPO PELO FIM DAS VIOLÊNCIAS CONTRA MULHERES

Em ações dentro e fora de campo, o time paulista alertou sobre o aumento da violência contra mulheres em dias de jogos e divulgou o telefone da assistente virtual Ângela, reiterando o compromisso pelo fim das violências contra mulheres.

Primeiro time a se tornar membro da Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, o São Paulo Futebol Clube reforçou seu compromisso com a causa ao aderir, em campo e fora dele, à campanha Vozes Entrelaçadas. 

No último domingo, 25 de agosto, antes da partida contra o Vitória no estádio MorumBIS, o time paulista entrou em campo segurando uma faixa com a mensagem “A violência doméstica aumenta 26% em dias de jogos de futebol. Isso precisa acabar! Se você, mulher, precisar de apoio ou orientação, fale com a Ângela: 11 94494-2415”. 

Os torcedores presentes ao estádio também assistiram a um vídeo, exibido no telão, com dados alarmantes sobre violência contra as mulheres em dias de jogos de futebol no Brasil, reforçados pelo locutor da partida. A ação repercutiu em posts nas redes sociais oficiais do São Paulo e nas de centenas de torcedores, que repostaram e se engajaram na campanha. 

 

Pesquisa “Violência Contra Mulheres e o Futebol”

Conduzido em 2022 pelo Instituto Avon e encomendada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estudo indica que em dias de jogos em que o clube é o mandante da partida, jogando na própria cidade e estádio, os registros policiais de violência contra mulheres crescem aproximadamente 26%. Outro dado aponta, ainda, que o índice de ocorrências de ameaças contra o público feminino aumenta em até 23,7% quando um dos times de futebol da cidade está em campo.

"A colaboração com o SPFC nos proporciona uma plataforma única para trazer luz ao tema do enfrentamento à violência contra as mulheres para o público que acompanha futebol. Embora os dados da nossa pesquisa se refiram a 2022, o panorama atual dos índices de violência contra à mulher e feminicídio se mantém preocupante. Ações desse tipo são valiosas para levarmos conscientização sobre o tema e unirmos forças para mudar a realidade alarmante da violência contra a mulher no Brasil”, reforçou Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Natura. 

 

Ângela como embaixadora da campanha

A assistente virtual marcou presença nas ações da campanha Vozes Entrelaçadas, como embaixadora e porta-voz. Desde 2020, mais de 700 mulheres já foram atendidas pela Ângela, no WhatsApp (11) 94494-2415, de forma gratuita e 24 horas por dia, via mensagem de texto. Quando necessário, a assistente virtual faz o encaminhamento para atendimento socioassistencial, jurídico e psicológico, além de auxílio-transporte.