VACINA PNEUMOCÓCICA: UMA PRIORIDADE PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Imunizante é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.

A vacinação tem sido um dos assuntos mais debatidos atualmente, em razão da pandemia de coronavírus. Além das vacinas que fazem parte do calendário nacional de imunizações e são acessíveis gratuitamente a toda a população, os pacientes de risco, como os oncológicos, têm direito a receber também de forma gratuita a vacina pneumocócica, a única ferramenta disponível para a prevenção de doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite.

Essa vacina é disponibilizada gratuitamente pelo SUS nas unidades dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES), uma rede criada para facilitar o acesso de pessoas com necessidades específicas de imunização a uma ampla gama de vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Para ser atendido em uma unidade do CRIES, são necessárias a prescrição médica e um relatório clínico sobre a condição de saúde. Consulte a unidade do CRIES mais próxima clicando aqui.

Para mais orientações, entre em contato com o canal Ligue Câncer, que funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, e pode ser acionado gratuitamente em todo Brasil pelo telefone 0800 773 1666.

Vacinas são um pacto coletivo pela saúde. Vacine-se!