7º FÓRUM FALE SEM MEDO

Evento abordou a “Transformação em Tempos de Transição”, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A sétima edição do Fórum Fale sem Medo, encontro promovido anualmente pelo Instituto Avon para a construção de uma realidade mais justa e igualitária para todos os espaços, navega este ano pelas diferentes violências de gênero cometidas no ambiente virtual.

 

Para Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon, "não poderíamos deixar de lado o tema da violência exercida virtualmente, nas tantas telas que foram o grande refúgio durante a pandemia. Com a digitalização da rotina, práticas violentas também foram adaptadas e intensificadas, migrando para o ambiente virtual. Então, para enfrentar a violência virtual, também precisamos estar nas redes. E para criar um ambiente seguro, precisamos falar sem medo”, afirma Regina.

 

Com o tema “Transformação em tempos de transição: a violência real no mundo virtual”, o encontro será aberto ao público e acontecerá no dia 24/11, virtualmente, e irá promover uma reflexão e discussão sobre o contexto pandêmico que vivemos. Para tratar desse assunto, a agenda terá como destaque a norte-americana Erica Olsen-Shaver, diretora de Projeto de Safety Net na NNEDV (National Network to End Domestic Violence).

 

Além dela, confira as convidas já confirmadas para o debate:

 

Joana Varon

Diretora Executiva da Coding Rights, organização feminista que se dedica a promover a compreensão sobre o funcionamento das tecnologias, expondo e tentando reparar as assimetrias de poder presentes nos estágios de desenvolvimento, uso ou regulação, especialmente aquelas que reforçam desigualdades de gênero. Fellow de Direitos Humanos e Tecnologia do Carr Center for Human Rights Policy da Harvard Kennedy School. Afiliada ao Berkman Klein Center for Internet and Society da Harvard University. Ex-Mozilla Media Fellow, Joana é idealizadora de vários outros projetos criativos de arte, ativismo e tecnologia, como notmy.ai, transfeministech.org, chupadados.com, #safersisters, Safer Nudes, protestos.org, Net of Rights e Freenet Film.

 

Lola Aronovich

Lola Aronovich é professora no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará. Fez mestrado e doutorado em Literatura em Língua Inglesa na UFSC e pós-doutorado na Universidade Federal de Alagoas. Desde 2008, é autora do blog Escreva Lola Escreva, um dos maiores blogs feministas do Brasil. A lei 13.642, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, leva o nome de Lei Lola em sua homenagem. Foi indicada ao Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, do Repórteres sem Fronteiras, na categoria Coragem.

 

Mariana Valente

Mariana Valente é diretora do InternetLab e professora no Insper. É advogada e doutora em direito pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap. Pesquisa e escreve sobre violência de gênero na internet e desigualdades relacionadas à tecnologia. É coautora do livro "O Corpo é o Código: estratégias jurídicas de enfrentamento ao revenge pornno Brasil”.

 

Regina Célia Barbosa

Graduada em Filosofia, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda em Direito, Justiça e Cidadania para o Séc. XXI pela Universidade de Coimbra/Portugal e em Educação pela Fundação Universitária Iberoamericana, além de professora universitária há 24 anos. Com ampla experiência nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Violência Contra a Mulher e Violência de Gênero, Regina é cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha (IMP), criadora do Programa Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania, membro representante da Sociedade Civil da Comissão Seccional da Mulher Advogada OAB-PE, integrante da delegação brasileira da Women20 e ganhadora do prêmio Mulheres que Fazem a Diferença 2021. No Instituto Avon, atua como gerente das Causas do Câncer de Mama e do Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas.

 

Programação

 

O Fórum Fale Sem Medo será dividido em três blocos. São eles:

 

1º Bloco - Reconhecer

Abertura
Apresentação da Pesquisa - "Além do cyberbullying: a violência real do mundo virtual."

Painel 1 - Os impactos reais das violências virtuais

Com Beatriz Accioly (Instituto Avon), Mariana Valente (InternetLab) e Bárbara Paes (Minas Programam).

 

2º Bloco - Identificar

Apresentação do Vídeo - Falamos sem medo

 

Painel 2 - Misoginia e tecnologia: intersecções nas redes

Com Regina Célia Barbosa (Instituto Avon), Lola Aronovich (professora, pedagoga, blogueira e ativista) e Joana Varon (Coding Rights). 

 

3º Bloco - Agir

Palestra com Erica Olsen-Shaver, diretora de projeto de Safety Net na NNEDV (National Network to End Domestic Violence).

Encerramento

Pocket Show com Mariana Aydar

 

 

Para participar do evento, basta acessar o YouTube do Instituto Avon no dia 24/11, às 16 horas.

 

 

Pesquisa inédita: Além do Cyberbullying

Durante o Fórum Fale Sem Medo deste ano também serão apresentados, pela primeira vez, os dados da pesquisa "Além do Cyberbullying: a violência real do mundo virtual”, realizada pelo Instituto Avon em parceria com a Decode entre janeiro de 2019 e março de 2020. Em 2021, foi feita uma nova tomada para analisar os impactos da pandemia neste mesmo recorte.  O estudo analisou mais de 280 mil vídeos e 470 menções na internet para compreender como a violência de gênero se dá pela internet. Beatriz Accioly, coordenadora de Pesquisa e Impacto do  Instituto Avon e autora do recém-lançado livro Caiu na Net: Nudes e exposição de Milhares na Internet, será umas das convidadas do evento.

 

Para aquecer os motores para a edição 2021 e relembrar tudo o que aconteceu na última edição do Fórum Fale sem Medo, clique aqui. Em breve, um site exclusivo trará todos os detalhes sobre a sétima edição.

 

 

Imprensa

Weber Shandwick

institutoavon@webershandwick.com

(11) 3027- 0200

 

Catarina Marrão – (11) 3027-0313 | (11)99342-8644

Giulia Leocadio – (11) 3027-0311

Alice Zeitune – (11) 3027 0205 | (11) 94863-4002

Camilla de Andrade – (11) 3027 0295 | (11) 98199-0409