WORKSHOP DE ACESSO À JUSTIÇA CHEGA À 11ª EDIÇÃO

Evento do Instituto Avon propõe o diálogo e cooperação entre integrantes do sistema de justiça, organizações sociais e assistência social para a busca de soluções eficazes no enfrentamento às violências contra meninas e mulheres no Estado de Minas Gerais.

Após o hiato provocado pela pandemia, o Workshop de Acesso à Justiça retoma sua agenda presencial com a realização de sua 11ª edição, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), entre os dias 25 e 27 de maio.

 

Composto por uma equipe multidisciplinar – formada por integrantes do sistema de justiça, organizações sociais e assistência social – o workshop visa a cocriação de um Compromisso Público, com planos de curto, médio e longo prazos para o fortalecimento de políticas, desenvolvimento e aprimoramento de estratégias coordenadas para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolução de casos de violência contra as mulheres. 

 

A intenção do workshop é incentivar a colaboração multissetorial para fortalecer a rede de apoio a mulheres e meninas por meio de uma atuação integrada e coordenada entre os entes de diferentes áreas, como a segurança pública, o sistema de justiça, os serviços socioassistenciais, a sociedade civil e mesmo a academia. A edição mineira será a maior que já realizamos, com cerca de 120 participantes, e com o apoio oficial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais ”, afirma Beatriz Accioly, coordenadora de Parcerias do Instituto Avon. 

Esta edição também marca a estreia da nova identidade visual do evento, mais moderna e alinhada à comunicação do Instituto Avon. 

 

Impacto em números

Criado em 2015 e inicialmente realizado em parceria com a ONG norte-americana de direitos humanos Vital Voices, o Workshop de Acesso à Justiça passou a ser conduzido no Brasil pelo Instituto Avon a partir de 2018. 

Desde então, já foram realizados 10 eventos, com 640 participantes de oito estados brasileiros.