WORKSHOP DE ACESSO À JUSTIÇA REÚNE 120 PARTICIPANTES EM TRÊS DIAS DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

A 11a edição do evento, realizada em Belo Horizonte (MG), foi a maior entre todas as edições.

Entre os dias 25 e 27 de maio, o Instituto Avon realizou em Belo Horizonte (MG) a 11ª edição do Workshop de Acesso à Justiça, um evento que incentiva a colaboração multissetorial para fortalecer a rede de apoio às meninas e mulheres, por meio de uma atuação integrada e coordenada entre os entes de diferentes áreas, como a segurança pública, o sistema de justiça, os serviços socioassistenciais, a sociedade civil e até mesmo instituições de ensino e pesquisa.

 

 Nós, como estradas, nos conectamos. Pessoas que escolhem todos os dias dar consequência à busca por justiça para as mulheres, por meio de uma ação conjunta, com ênfase na centralidade de seu bem-estar, na responsabilização dos agressores, na resolução de problemas, na criação de soluções, na construção de vínculo: tudo isso para ativar o impacto social que só podemos ter juntos”, afirmou Daniela, diretora executiva do Instituto Avon, na abertura do encontro, destacando a importância da construção de “uma rede de acesso à Justiça que coloca a mulher no centro, em uma jornada de acolhimento e emancipação”.

 

Também estiveram presentes Regina Célia Barbosa, gerente de Causas, Beatriz Accioly, coordenadora de Pesquisa e Impacto e de Enfrentamento às Violências contra Meninas e Mulheres do Instituto Avon, e Renata Rodovalho, coordenadora de Parcerias Estratégicas do Instituto Avon; Julio Cesar Gutierrez, desembargador do TJMG; Ana Paula Nannetti Caixeta, desembargadora superintendente da COMSIV/TJMG; Elisabeth Cristina dos Reis Vilella, promotora de Justiça; Flávia Cristina Silva Mendes, subsecretária de Prevenção à Criminalidade; Tenente Coronel Daisy Ferrarezi Moura, comandante da 1ª Companhia Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica; e Karine Tassara Bortolani Fernandes, delegada de polícia titular da Casa da Mulher Mineira. 

 

Durante o evento, que contou com o apoio oficial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, foram promovidos treinamento e capacitação a 120 profissionais do serviço público – como agentes, policiais, membros do Ministério Público, das Defensorias Públicas, magistrados federais e estaduais, psicólogos, assistentes sociais, representantes de organizações sociais e de órgãos governamentais – que lidam com os desafios diários do enfrentamento às violências contra meninas e mulheres. A ideia foi integrar o trabalho de suporte às vítimas de violência doméstica e sexual, produzindo planos de ação a serem adotados no município. Esta foi a maior entre as 11 edições já realizadas.

 

Para Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon, essa iniciativa representa um importante fortalecimento no processo de engajamento, compromisso e articulação entre os protagonistas no contexto de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres. “Durante o workshop, profissionais competentes e especialistas em suas áreas de atuação estiveram reunidos para compreender contextos e construir iniciativas e soluções para programas que sejam eficazes para a nossa causa”, avaliou. 

 

Para saber mais sobre o Workshop de Acesso à Justiça, acesse https://institutoavon.mkt.tools/workshop