Câncer de mama
Investimos na produção de dados e no apoio a projetos e ações voltados à detecção precoce para ajudar mulheres de todo o Brasil no combate ao câncer de mama.
Navegavon
Tudo sobre a iniciativa do Instituto Avon para fortalecer as estratégias de navegação de pacientes com câncer de mama e garantir mais agilidade nos diagnósticos e tratamento via SUS.
Acesse a página exclusiva do projeto para saber mais sobre a metodologia, a lei federal para sua aplicação e o passo a passo para levar a navegação à sua cidade.
Vídeos
Conteúdos didáticos que oferecem informação e educação para a atenção à saúde das mamas.
Websérie Manas do Peito
Dividida em quatro episódios, a série reforça a importância da conscientização sobre a saúde das mamas e do acesso à informação como forma de cuidado e de garantia de qualidade de vida para as mulheres com câncer de mama.
Giro pela Vida (2021)
A 9a edição do evento criado pelo Instituto Avon para levar informação e educação sobre saúde das mamas, serviços de saúde e conscientização fez parte da campanha “Todo mundo tem peito. Cuide do seu”, que permeou o calendário de ações do Outubro Rosa 2021. Devido ao isolamento social, o encontro foi online e contou com a participação de personalidades de diversas áreas e shows musicais.
Live “Olha pra Você!” (2021)
Com esse convite a olhar para si, o Instituto Avon promoveu um debate com o tema “Os impactos da pandemia e a retomada dos cuidados com o câncer de mama”, mediado por Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon, e que contou com a participação da mastologista Dra. Fabiana Makdissi, a psico-oncologista Luciana Holtz e da fundadora da FEMAMA, a Dra. Maira Caleffi, chefe de Mastologia em Porto Alegre.
Guias
Informações seguras e didáticas, em formato compartilhável, para orientar e educar cada vez mais mulheres e aumentar a conscientização de todos sobre o câncer de mama.
Acesse e compartilhe os materiais voltados à orientação e conscientização sobre o câncer de mama.
Guia de Bolso – Jornada de Cuidados das Mamas
Quando se trata de cuidados com as mamas, você sabe por onde começar a sua jornada? Neste guia simples e didático, vamos guiá-la de acordo com a sua experiência, observando possíveis sinais, sintomas e alterações nas mamas para conduzí-la na jornada ideal para você. E, ao longo do percurso, você encontrará informações importantes sobre os direitos das pacientes, onde buscar orientações e dicas de como se manter saudável. Leia, faça a jornada e compartilhe com todas as mulheres!
Guia de Bolso – Câncer de Mama
Este guia digital compila dados seguros e confiáveis sobre a doença, como fatores de risco e de que forma reduzí-los, identificação dos sinais, o que fazer em caso de diagnóstico positivo e quais os direitos das pacientes. A ideia é que as Consultoras de Beleza Natura e Avon possam compartilhar as informações do guia com suas clientes e todos os seus contatos, aumentando a consciência e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura.
Navegação de Pacientes com Câncer de Mama
A Navegação de Pacientes é uma metodologia social que traz importantes resultados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O Instituto Avon, que já desenvolveu um projeto em São João do Meriti (RJ) que inspirou e que hoje tornou-se uma política pública local, também investe e reconhece a importância de democratização da metodologia. Uma dessas iniciativas é o apoio ao Fórum de Iniciativas Inovadoras para Câncer de Mama, que acontece dentro do Brazilian Breast Cancer Simposium e reconheceu importantes iniciativas no país que tornam a Navegação de Pacientes uma realidade para muitas brasileiras com câncer de mama. O fruto desse Fórum é um Guia de Boas Práticas em Navegação, disponível no link abaixo, que pode servir como apoio para Estados, municípios ou Organizações Sociais que queiram tornar a Navegação uma realidade local.
Pesquisas
Para preencher as lacunas de atenção ao câncer de mama, dedicamos recursos e esforços no desenvolvimento de pesquisas e estudos que aumentem a compreensão dos dados sobre a doença.
Conheça algumas pesquisas e estudos sobre o câncer de mama produzidos e apoiados pelo Instituto Avon.
Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no SUS – 2024
Em parceria com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a pesquisa mostra a situação da atenção ao câncer de mama no SUS, com base em dados públicos de saúde. Para a construção do Panorama do Câncer de Mama, foi realizado um estudo observacional transversal com informações públicas dos Sistemas de Informação Ambulatorial (SIA), Hospitalar (SIH) e Mortalidade (SIM) do DATASUS e de Registros Hospitalares de Câncer (RHC) do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Lançada originalmente em 2022, a plataforma agora conta com dados atualizados e melhor funcionalidade e deverá ser atualizada anualmente com novas informações do Ministério da Saúde.
Câncer de Mama Hoje – 2021
Em parceria com a organização de jornalismo de dados Gênero e Número, o Instituto Avon apresenta um levantamento inédito de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre tratamento e diagnóstico de câncer de mama desde o início da pandemia. O projeto Câncer de Mama Hoje traz números do Brasil e especificamente de seis unidades federativas de todas as cinco regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no SUS – 2020
Em parceria com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a pesquisa mostra a situação da atenção ao câncer de mama no SUS, com base em dados públicos de saúde. Segundo o estudo, o Brasil ainda enfrenta dificuldades em cumprir as Leis dos 30 e 60 dias que garantem diagnóstico e tratamento em tempo hábil para aumentar as chances de cura das pacientes. Além das análises, a pesquisa oferece uma interface para que gestores de saúde acessem dados da atenção ao câncer de mama por estado, por município ou por estabelecimento de saúde
Amazona III – 2019
Estudo inédito realizado em parceria com o GBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama) e a LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) com o objetivo de identificar a situação atual da assistência do câncer de mama no Brasil. Participaram 2.950 mulheres com 18 anos ou mais, diagnosticadas com câncer de mama em estágios I a IV, em 22 hospitais de diferentes estados do Brasil, entre janeiro de 2016 e março de 2018. A pesquisa trouxe dados alarmantes, como o alto índice de diagnóstico tardio e desigualdades significativas entre as pacientes diagnosticadas no SUS em comparação à assistência privada.
Impacto Econômico do Câncer de Mama no município de São Paulo – 2018
Realizado em parceria com a EIU (The Economist Intelligence Unit), o estudo prevê que, até 2022, serão gastos R$ 1,1 bilhão com custos diretos (tratamentos) e indiretos (perda de produtividade) em todos os estágios do câncer de mama. A estimativa considera tendências históricas relativas ao crescimento da população e seu perfil demográfico, a incidência de câncer e os custos per capita com serviços de saúde.
Percepções sobre o Câncer de Mama – 2012
Em parceria com o instituto de pesquisa Data Popular, o estudo mapeou as percepções dos brasileiros em relação à doença, reafirmando o papel estratégico da comunicação para a detecção precoce e a importância do envolvimento da família, do médico e de toda a sociedade no enfrentamento aos estigmas relacionados ao câncer de mama.