16 DIAS DE ATIVISMO: ATIVAÇÕES, PRÊMIOS E ENGAJAMENTO MARCARAM O PERÍODO

Mapa da Violência, reconhecido em duas importantes premiações, traz dados atualizados sobre violência contra mulheres no exterior.

Nesta terça, 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos, chega ao fim o período dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, movimento global para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a violência de gênero e os direitos das mulheres.

Nas últimas semanas, por meio da campanha Vozes Entrelaçadas, o Instituto promoveu diversas ações voltadas à conscientização sobre o tema e ao envolvimento do Estado para a criação de mecanismos e políticas públicas de proteção e apoio às mulheres. Entre elas, está o lançamento da nova seção do Mapa da Violência, que traz dados inéditos fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores sobre a violência contra mulheres no exterior. Esses dados foram apresentados por Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Natura, no Senado Federal – cocriador do Mapa junto ao Instituto, e no Fonavid – Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, um dos mais importantes encontros sobre o tema do país.

 

Mapa da Violência recebe prêmios

Outros importantes marcos dos 16 Dias de Ativismo foram os prêmios conquistados pelo Mapa Nacional da Violência de Gênero. O primeiro foi o troféu de finalista do Jatobá, o maior prêmio de PR da América Latina, concorrendo com projetos de extrema relevância, como a campanha em prol das vítimas da tragédia de Brumadinho, o programa do governo do RS pela catástrofe das enchentes e um projeto de resgate da ancestralidade e raízes culturais baianas.

 

A plataforma – criada em parceria pelo Instituto Natura, Senado Federal e Gênero e Número - também conquistou o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com o primeiro lugar na categoria Dados Abertos em 2024.

 

O engajamento continua!

A todos que compartilharam os posts da Ângela e os materiais de orientação e divulgação da campanha Vozes Entrelaçadas, nosso agradecimento e lembrança de que o engajamento continua! Sejamos todos rede de escuta e apoio às mulheres que precisem de nós.

Para mais informações, acesse a aba Conteúdos - Violência contra as Mulheres.