CÂNCER DE MAMA: TENHA PEITO PARA SABER DOS SEUS DIREITOS - E LUTAR POR ELES

Este Outubro Rosa fala mais do que a detecção precoce e os tratamentos contra o câncer de mama. Fala sobre direitos.

Desde sua fundação, em 2003, o Instituto Avon celebra o Outubro Rosa – período de conscientização do câncer de mama no mundo todo - realizando campanhas para ajudar a educar e informar homens e mulheres do Brasil inteiro. Neste ano, a tradição se manteve. Mas, além dela, o Instituto resolveu ir além da detecção precoce e do tratamento, e explicar para tantas mulheres quais são os direitos que cada uma delas tem. “A experiência da pandemia que ainda atravessamos foi uma grande amplificadora das vulnerabilidades que atingem a mulher. Inclusive no acesso à saúde das mamas. Neste sentido, o Outubro Rosa 2021 é mais importante do que nunca, pois o câncer não espera. Precisamos ampliar a conscientização e o engajamento das mulheres em todo o país, para que se informem sobre seus direitos e agendem  seus exames de rotina”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. 

 

A Campanha “Todo mundo tem peito. Cuide do seu ” foi pensada para chamar a atenção para a importância de se cuidar, de manter os exames em dia e de conhecer seus direitos, mas também de informar sobre os direitos que todas as mulheres têm”, explica Mariana Lorencinho, coordenadora da causa do câncer de mama do Instituto Avon. 

 

E você, sabe quais são os direitos de toda mulher? Confira:

 

Lei dos 30 dias: a Lei 13.896, de 30 de outubro 2019: exige que os exames para a confirmação do diagnóstico de câncer sejam realizados no SUS, em até 30 dias. Você pode exigir que os resultados saiam rápido!

 

Lei dos 60 dias: a Lei 12.732/12 garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento no SUS em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico.

 

Medicamentos gratuitos: os medicamentos de alto custo são distribuídos gratuitamente pelo SUS, e também devem ser cobertos pelos planos de saúde por meio de regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde) para o tratamento do câncer.

 

Transporte coletivo: pacientes com câncer têm direito a transporte público urbano gratuito durante todo ou parte do tratamento em diversos municípios do país.

 

Auxílio-doença: se uma perícia médica atestar que você precisa ficar afastada do trabalho devido ao câncer de mama, terá direito ao auxílio mensal pago pela Previdência Social  – caso já tenha ou esteja contribuindo.

 

Saque do FGTS: se você é registrada em carteira e possui uma conta bancária vinculada ao FGTS, pode sacar o valor na Caixa Econômica Federal.

 

Auxílio-doença: se uma perícia médica atestar que você precisa ficar afastada do trabalho devido ao câncer de mama, terá direito ao auxílio mensal pago pela Previdência Social – caso você esteja ou tenha já contribuído.

 

Reconstrução mamária: a Lei nº 12.802/2013 prevê que pacientes submetidas a mastectomia têm o direito de realizar a reconstrução mamária por meio do SUS, imediatamente após a retirada do tumor. Mas isso precisa ser conversado com o médico.

 

Para saber mais informações sobre estes e outros direitos ligue para 0800 773 1666 e fale com as especialistas do Ligue Câncer. E, para conseguir garantir esses benefícios, é imprescindível que tenha seus documentos: exames, receitas, encaminhamentos médicos e atestados.

 

Mulheres Inspiradoras

Além disso, a campanha do Outubro Rosa 2021 traz histórias de mulheres que passaram ou convivem ainda com o câncer de mama e hoje compartilham suas histórias para incentivar outras mulheres. Francisca, Karen, Ana Michelle e Gabriela são meninas que nos inspiram e nos mostram que é possível passar pela doença de uma forma mais informada, preparada e positiva”, afirma Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon. 

 

Live: “Olha pra Você!”

É com esse convite de olhar para dentro de si que o Instituto Avon promoveu, no dia 27, às 18h, em seus canais no Facebook, Instagram e Youtube, uma conversa ao vivo sobre o câncer de mama. Para debater o tema “Os impactos da pandemia e a retomada dos cuidados com o câncer de mama”, Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon, mediou um bate-papo entre a mastologista Dra. Fabiana Makdissi, a psico-oncologista Luciana Holtz e a fundadora da FEMAMA, a Dra. Maira Caleffi, chefe de Mastologia em Porto Alegre. Confira aqui. 

 

O Câncer de Mama Hoje

Em parceria com a organização de dados Gênero e Número, o Instituto Avon realizou um levantamento de dados sobre o tratamento e o diagnóstico do câncer de mama desde o início da pandemia,  dentro do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto, chamado Câncer de Mama Hoje traz dados importantes e que chamam a atenção. Um deles é de que, no primeiro ano da COVID-19, houve uma queda de 28% na realização de exames de diagnóstico do câncer de mama como biópsias e ultrassonografias. As mamografias, por sua vez, tiveram uma queda ainda mais drástica no mesmo período: 40% a menos. “O Estudo mostrou informações que há meses médicos e especialistas vêm comentando sobre o grave represamento de diagnósticos de câncer de mama que teremos neste período de pandemia. Precisamos retomar urgentemente a atenção à saúde das mamas para evitar o aumento absurdo de casos diagnosticados já avançados”, afirma Mariana Lorencinho. 

 

Para saber mais, clique aqui.

 

Rosa o ano todo

Para continuar aprendendo a apoiando o Instituto Avon na causa do câncer de mama, acompanhe nosso conteúdo o ano inteiro.